• Open Recall: FreeBSD 8.4, Weston 1.1.1 e SystemRescueCd 3.7.0

    O Open Recall é um espaço do Heise Online para aqueles assuntos que são muito pequenos para serem apresentados como notícias, mas de grande importância para o público. Nesta edição temos vários lançamentos de projetos de código aberto como: FreeBSD 8.4, Weston 1.1.1, Zorin OS 7, SystemRescueCd 3.7.0 e Epiphany 3.9.2.


    FreeBSD 8.4: O quinto lançamento do branch estável do FreeBSD 8 adiciona novas versões para o GNOME (2.32.1) e o KDE (4.10.1), assim como uma nova versão do sistema de arquivos ZFS. Uma lista completa de todas as novas funcionalidades no FreeBSD 8.4 está disponível em suas notas de lançamento.

    Weston 1.1.1: Os desenvolvedores do Weston, o compositor de referência para o servidor de display Wayland, acaba de divulgar a última versão de seu software. O Weston 1.1.1 vem com 21 bugs devidamente corrigidos. Os desenvolvedores também destacam que ainda não há lançamento novo do Wayland para vir junto a nova versão do Weston, já que o próprio Wayland "não tem efetuado commits desde a versão 1.1.0 que o qualificava como versão estável".

    Zorin OS 7: A última versão das edições Zorin OS Core e Zorin OS Ultimate já estão disponíveis. O Zorin OS 7 vem embarcado com o kernel Linux 3.8, software atualizado em geral e um novo design visual. O Zorin OS é voltado para usuários novatos ao desktop Linux e permite que os mesmos possam escolher entre uma variedade de ambientes de desktop que mimetizam a aparência de várias versões do Windows e Mac OS X. O GNOME 2 e o Unity também estão disponíveis.

    SystemRescueCd 3.7.0: Os desenvolvedores do SystemRescueCd acabam de lançar a versão 3.7.0 de sua distribuição Linux live, projetada para reparação e manutenção de sistemas. A última versão adiciona kernels Linux atualizados, além de downgrades para a versão GCC incluída, indo para GCC 4.4, apenas pelo motivo de economizar espaço na imagem live. Uma lista de todas as mudanças está disponível no change log do próprio SystemRescueCd.

    Epiphany 3.9.2: O navegador Epiphany do projeto GNOME mudou para dar suporte apenas para o motor WebKit2, removendo a compatibilidade com camadas API antigas. O Epiphany 3.9.2 já é capaz de iniciar sob o servidor de display Wayland, e os usuários podem executar instâncias standalone do navegador com diferentes profiles ativos.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Open Recall: FreeBSD 8.4, Weston 1.1.1, SystemRescueCd 3.7.0 (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L