• Lançado LibreOffice 4.1.0 Beta 2

    Fridrich Strba, desenvolvedor do LibreOffice, acaba de anunciar o lançamento do segundo Beta da futura versão 4.1.0 desse conjunto de aplicações digitais para escritório de código aberto. O projeto está solicitando a ajuda da comunidade na bateria de testes dessa versão Beta, submetendo os possíveis bugs encontrados. A versão definitiva deverá estar disponível para o público entre os dias 22 e 28 de Junho deste ano corrente de 2013. Dentre as novas funcionalidades embarcadas nessa versão, destacamos a capacidade dos usuários rotacionem imagens no Writer, além da melhoria em várias traduções presentes no software, junto a um número de bugs corrigidos.


    A funcionalidade de rotação de imagens foi implementada por Tomaz Vajngerl que fechou um pedido de funcionalidade que estava aberto desde o início de 2011. O commit remove uma acuna que muitos usuários achavam incômoda sobre o Writer, já que a capacidade de rotação de imagens já estava implementada em outras partes dessa suíte de escritório. O bug continua sendo um dos principais problemas para ser corrigido na página Vote for Enhancement do LibreOffice, antes de ser eventualmente fechado para esse lançamento.

    Quando lançado a versão e produção, o LibreOffice 4.1.0 virá embarcado com um número de novas funcionalidades, como as fontes embarcadas, que vem sendo chamada de "uma das mais importantes funcionalidades" desa próxima versão. Essa funcionalidade permite que os usuários incluam as fontes utilizadas em um documento, junto ao arquivo do mesmo, prevenindo que o texto seja apresentado de forma errada no computador de outros usuários que porventura não possuam as mesmas fontes utilizadas para a composição desse documento em trânsito. Isso pode acontecer quando fontes customizadas (ou que não pertençam ao sistema hospedeiro) são utilizadas e não estejam nem mesmo instaladas no sistema operacional do usuário que irá receber o documento. A funcionalidade de embarcação de fontes no LibreOffice 4.1.0 utiliza o elemento SVG font-face-uri especificado no padrão ODF-1.2 e, de acordo com alguns testes preliminares executados pelos desenvolvedores, funciona até mesmo quando um documento criado no LibreOffice é apresentado no Microsoft Office, no Windows.

    Uma lista detalhada com todos os bugs corrigidos no LibreOffice 4.1.0 Beta 2 está disponível no respectivo change log. A versão pode ser baixada para testes no Windows, Masc OS X e Linux. Neste último estão disponíveis pacotes nos formatos DEB e RPM diretamente dos servidores do projeto LibreOffice.

    Para quem não sabe o LibreOffice é um fork do projeto OpenOffice que dividiu a comunidade em torno desse conjunto de aplicações digitais voltada para uso em escritório. Enquanto o projeto OpenOffice ficou aos cuidados da fundação Apache, o LibreOffice possui sua própria comunidade trabalhando para o desenvolvimento dessa suíte. O LibreOffice também vem sendo a suíte padrão nas instalações das principais distribuições Linux do mercado, em detrimento do OpenOffice. Vale destacar que até o momento, os documentos criados em ambas as suítes possuem 100 por cento de inter-compatibilidade.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: LibreOffice 4.1.0 approaches with beta 2 (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L