• FLAC 1.3.0 com Suporte para RF64 e Wave64

    Em seu primeiro lançamento desde o ano de 2007, a Xiph.Org Foundation acaba de atualizar seu FLAC (Free Lossless Audio Codec), embarcada com várias melhorias na atual versão 1.3.0. Outra novidade é que os seus desenvolvedores mudaram o código para um novo repositório Git. O lançamento também inclui um número de correções de bugs e algumas pequenas mudanças na interface. O FLAC é uma codec de áudio sem perda de qualidade sonora por compressão, que é livre de royalties e utilizada por entusiastas de música para armazenar coleções inteiras sem comprometer a qualidade, além de permitir a transmissão via Internet dessas gravações.


    Dentre as novas funcionalidades no FLAC 1.3.0, destacamos o suporte para os formatos RF64 e Sony Wave64, manipulação de cue sheet para CDs melhorada, além do suporte para análise de ganho entre 56 e 192 MHz (MegaHertz). As versões para Windows do codec agora já são capazes de manipular nomes de arquivo com codificação UTF-8. Dentre as correções de bugs, destacamos inclui a melhoria nas mensagens de erro quando os usuários tentam decodificar um arquivo que não foi codificado com FLAC, uma correção para um problema com segundos fracionais em alguns locales, além da correção para o processo de build do software.

    O FLAC 1.3.0 pode ser baixado do web site da Xiph, para Windows, Mac OS X e Linux. Também estão disponíveis portabilidades para Solaris, AmigaOS e Windows CE. O código fonte está disponível diretamente do novo repositório Git no web site da Xiph sob três cláusulas da licança BSD.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: FLAC 1.3.0 release brings RF64 and Wave64 support (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L