• Oracle: Lançamento Oficial do Java Enterprise Edition 7

    Com os membros importantes dentro do JCP (Java Community Process) já tendo aprovado o Java Enterprise Edition 7 (Java EE 7) em Abril passado, a Oracle anunciou no último dia 12 de Junho de 2013 a disponibilidade da documentação associada, ferramentas e outros recursos. Com relação a implementação de referência para o padrão Enterprise Java, a versão 4.0 do servidor de aplicações GlassFish, já está disponível desde segunda-feira, dia 10 de Junho de 2013.


    Com essa nova versão, a Oracle também laçou em conjunto o Java EE 7 SDK com seus respectivos tutoriais, exemplos e documentação de API, assim como a versão 7.3.1 do ambiente de desenvolvimento Netbeans, que tem sido ajustado para o Java EE 7. Os desenvolvedores do Eclipse podem estar interessados em saber que a IDE Eclipse Kepler (também conhecida como Eclipse 4.3) foi lançada ontem, dia 13 de Junho de 2013, com muitas novas funcionalidades e 72 projetos associados.

    Vale destacar que o Java Enterprise Edition 7 é a primeira edição em que a Oracle é completamente responsável pelo lançamento. A versão anterior (Java EE 6) foi lançada ainda nos tempos da Sun Microsystems. A especificação compreende uma multitude de tecnologias individuais e oferece o framework básico para a cooperação entre elas. Quatro novas especificações também foram adicionadas as já 28 especificações existentes. Dentre estas as mais notáveis são as especificações para WebSockets (JSR 356) e de interoperabilidade com JSON (JSR 353). Já a JSR 352 padroniza um modelo de programação para aplicações batch. O Concurrency Utilities oferece acesso melhorado para os recursos de container, além de oferecerem a oportunidade de trabalhar com o recurso de threads no Java EE com sincronismo confiável de containers.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Oracle officially releases Java Enterprise Edition 7 (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L