• Eclipse Encarando Desafios de Adoção e Popularidade

    O resultado do último Eclipse Community Survey aponta alguns desafios para essa IDE Java. por exemplo, a adoção da nova versão para a IDE atualizada anualmente foi terrível: em 2012, 76,9 por cento dos usuários estavam utilizando o Eclipse 3.7, mas em 2013 apenas 56 por cento estão utilizando o Eclipse 4.2. Ian Skerrett, Diretor de Marketing da Eclipse Foundation, acredita que essa queda no número de usuários "é resultado dos problemas de desempenho encontrados no Eclipse 4.2". Ele destaca em um post de blog que a satisfação geral com o Eclipse caiu de 90 por cento no ano passado para 81 por cento neste ano, para os usuários que afirmam estarem bem satisfeitos ou apenas satisfeitos com a nova IDE. Skerrett acredita que esse é um problema que será corrigido a medida que a série 4.x do Eclipse se torne mais madura, mas como mostra a situação, essa não é uma notícia muito boa.


    Dentre as demais tendências observadas na pesquisa, destacamos uma pequena queda entre os desenvolvedores para dispositivos móveis tendo como alvo o sistema operacional Android do Google (de 89,9% para 86,8%) e o sistema operacional iOS da Apple (de 73,8% para 65,7%), sendo que 67,6 por cento dos desenvolvedores planejando aplicações móveis para os próximos 18 meses. E quando o assunto é a nuvem, a Amazon domina com 30,8 porcento (caindo de 36%) dos desenvolvedores utilizando ou planejando utilizar a mesma. Já as nuvens privadas representam 22,4 por cento (caindo de 30%) e o App Engine do Google com 5,3 por cento (caindo vertiginosamente de 13,5%). Vale ressaltar que 47 por cento desse grupo disse que não possui planos para implementação de nuvem.

    O Ant, a venerável ferramenta de construção java parece estar saindo de circulação com uma queda de 50,8% de utilização para 38,3 pontos percentuais. Essa queda permitiu que o Maven ficasse em primeiro lugar como ferramenta de construção com 41,3 pontos percentuais, com o Jenkins vindo logo atrás com 35,3 por cento. O Hudson também teve uma queda significante, de 20,1% para 12,7%. O Subversion ainda se mantém como o primeiro d lista entre as ferramentas de controle de versão, com 37,8 por cento, mas caindo dos seus 46 por cento do ano passado. Já o Git está crescendo rápido, estando agora com 30,3 por cento (ano passado possuía apenas 23,2 pontos percentuais). O GitHub está sendo considerado como uma categoria à parte e possui 6 por cento de participação neste ano, somando uma pontuação de 36,3% se juntarmos o próprio Git, deixando pouco mais de 1 % de diferença com o Subversion.

    Porém, uma coais ainda se mantém: o Eclipse ainda continua sendo geralmente utilizado para desenvolvimento Java, com 67 por cento dos participantes da pesquisa citando o mesmo como linguagem primmária. As linguagens C/C++ vem em segundo lugar com 11 por cento, seguida de PHP (5%) e Python (4%). O Windows também ainda continua dominando entre os desenvolvedores, como sistema de desktop padrão na marca dos 54 por cento. Já 35,1 por cento utilizam alguma distribuição Linux, enquanto Mac OSX caiu 3,3 pontos percentuais para 8,7%.

    Veja os slides da apresentação dos resultados dessa pesquisa. Clique aqui.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Eclipse faces challenges with adoption and popularity (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L