• RethinkDB 1.6 com Funções array e Expressões Regulares

    RethinkDB, a base de dados de documento JSON de código aberto, acaba de ganhar 14 novas operações de array e a capacidade de comparar expressões regulares com documentos armazenados em sua última versão publicada, a RethinkDB 1.6 de codinome "Fargo". O RethinkDB é uma base de dados em franco crescimento que trabalha com Python, Ruby ou JavaScript no Node.js, além de suportar clustering, sharding e replicação. Os desenvolvedores o comparam ao MongoDB.


    A nova versão de casamento de comandos é construída com o re2 do Google, e permite que expressões regulares possam ser utilizadas em filtros ou em índices secundários para acesso mais eficiente. As novas operações de array abrange operações como adição, alteração e remoção de elementos (prepend, append, insertAt, deleteAt, changeAt), mesclagem e separação de arrays (spliceAt, add, mul, difference), além de testes de conteúdo de array (count, indexesOf, isEmpty).

    Também existem as operações para grupos como inserção, união, diferença e interseção. Dentre as demais alterações, destacamos o novo comando sample, que retorna um número selecionado de forma aleatória selecionado de uma tabela, além de melhorias na manipulação de erros, e a adição de autenticação básica de chave compartilhada. Os desenvolvedores agora estão trabalhando na versão 1.7 que irá, dentre outras coisas, melhorar o desempenho e possuir melhor ferramentas de importação e exportação.

    O RethinkDB está disponível para download, como executável e código fonte, para Mac OS X e Ubuntu. O servidor está sob a licença GNU AGPL v3.0, enquanto os drivers do cliente estão sob a licença Apache 2.0.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: RethinkDB 1.6 gets regex and array functions (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L