• Autoridades Antitruste da União Europeia Investigando Licenciamento do Android

    O Financial Times reportou que teve acesso a documentos indicando que a Comissão da União Europeia está investigando as práticas de licenciamento para o sistema operacional móvel Android. De acordo com os documentos, o Google está oferecendo o Android abaixo de seu preço usual de mercado. O relatório também diz que a companhia tem assinado contratos exclusivos com fabricantes de smartphones relacionados com a instalação de fábrica de serviços móveis do Google. Como reportado, os competidores tem acusado o Google de explorar sua posição dominante de mercado para alcançar esse patamar.


    Entre as companhias que levantaram a questão na Comissão da União Europeia estão a Microsoft e a Nokia. Ainda de acordo com o jornal, a investigação ainda está em seus estágios iniciais, o que significa que os fabricantes de dispositivos e as companhias telefônicas serão inicialmente solicitadas a responder 82 questões apresentadas pela Comissão da União Europeia.

    O Google argumenta que o Android é uma plataforma aberta que promove competição. A companhia disse que os fabricantes de dispositivos, as companhias de telefonia e os próprios consumidores podem decidir como utilizar o Android e quais aplicações instalar. No primeiro trimestre de 2013, o Android possuía uma fatia global de mercado de 75 por cento, com o iOS da Apple tendo 17 por cento e o Windows Phone com uma fatia de 3 por cento. Ainda não está claro se as denúncias mencionadas pelo Financial Times são as mesmas que foram relatadas no início de Abril deste ano de 2013. Nessa época, a organização Fairsearch Europe, que inclui membros como Nokia, Microsoft e Oracle, havia acusado o Google de estar utilizando o Android para oferecer aplicações da própria companhia com uma desvantagem desleal na maioria dos smartphones comercializados.

    Os cães de guarda antitruste da União Europeia também estão investigando as práticas do Google de uma outra forma. Eles estão acusando a companhia de dar preferência para seus próprios serviços ao invés de seus competidores quando apresenta seus resultados. No final de Maio deste ano de 2013 a Comissão da União Europeia pediu que o Google cumprisse outras condições para evitar uma multa de bilhões de euros.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: EU antitrust authorities investigate Android licensing (em Inglês)