• Microsoft: Autenticação Multi-fator para Nuvem

    O uso de apenas nomes de usuário e senhas para efetuar seu login parece ter ficado para trás. Pelo menos é o que propõe a Microsoft, que agora está oferecendo uma funcionalidade de autenticação multi-fator para seus clientes utilizando seu serviço de nuvem Azure. O processo primeiro envolve o login normal, e depois com o uso de uma aplicação via smartphone ou recebendo uma mensagem de texto automática pelo telefone. A tecnologia utilizada vem da empresa PhoneFactor, que a Microsoft adquiriu em Outubro do ano de 2012.


    O serviço, que está acoplado ao uso do Active Directory, já está disponível apenas como um preview. Assim sendo,m os clientes podem escolher entre dois modelos de preços, pagando US$ 1,00 por uso a cada m^es para um número ilimitado de autenticações, ou pagando US$ 1 para cada 10 autenticações por mês para usuários ilimitados. É esperado que os preços dobrem uma vez que o sistema de autenticação multi-fator encerre seu período de preview. Isso significa que para cada 10 usuários o valor de uma máquina virtual Windows de médio porte irá aumentar de valor de contratação em até 15 por cento.

    A autenticação adicional pode ser ativada nas configurações do Active Directory do Azure ou, como promete a Microsoft, ser integrada nas aplicações do cliente com "apenas algumas linhas de código". Os usuários precisam indicar seu método preferencial de autenticação e um número de telefone na primeira vez que efetuarem login para o serviço, que está disponível apenas na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Ásia e Europa. Ainda não há previsões para o serviço chegar ao Brasil.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Multi-factor authentication for Microsoft cloud (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L