• Ameaças para Usuários de Mac OS X

    Quando trata-se de pragas cibernéticas como malware, spyware, dentre outros elementos nefastos que atacam os sistemas operacionais, o MAC OS X da Apple ainda é iniciante se comparado ao Windows da Microsoft. Nesse contexto, a Kaspersky já encontrou uma variedade de máquinas de pessoas utilizadoras de Mac, que estão infectadas por muitas dessas pragas, dentre elas, o Flashback/Flashfake, que é um e um trojan que já infectou mais de 700 mil Macs e transforma a máquina em um "zumbi".



    Essa foi, sem dúvida, a a maior infecção já registrada para a plataforma da Apple, que se espalhava quando usuários acessavam páginas infectadas no Wordpress e o malware se espalhava por meio de uma falha no Java. Em seguida, o computador da vítima passava a fazer parte de uma botnet, que como muitos sabem, trata-se de uma rede de computadores controlada por um cibercriminoso.

    Na sequência das ameaças, vem os falsos antivírus, que através de uma simples pesquisa no Google podem surgir alguns resultados maliciosos para eles. Entre os mais conhecidos estão o MacDefender e o MacGuard, que se instalam maliciosamente na máquina e pedem um pagamento para a utilização da versão completa do programa, o que obviamente, não existe. Porém, após a transação, o usuário percebe que a cobrança foi feita pelo triplo do valor e por diversas vezes. Nesse caso, não há isenção nem da conta bancária, nem do computador da vítima.

    O Flashfake ganhou dimensões enormes devido a uma falha no Java, que ficou 49 dias sem correção. Com a vulnerabilidade, os cibercriminosos puderam escrever um código para explorar especificamente a falha para usar o computador da vítima com a intenção de enviar programas maliciosos.


    Saiba Mais:

    [1] Kaspersky Lab http://blog.kaspersky.com.mx/amenaza...o-de-mac-os-x/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L