• KDE 4.11 Beta 1 com Suporte para Wayland no KWin

    Os desenvolvedores do projeto KDE anunciaram recentemente o lançamento da primeira versão Beta do KDE 4.11 - incluindo o Plasma Workspaces, a Plataforma KDE e suas aplicações associadas. Dentre as novas funcionalidades destacamos a inclusão de suporte experimental para o Wayland no KWin, o gerenciador de janelas do KDE, além da introdução de mais elementos Qt Quick para Plasma Workspaces e várias melhorias na indexação de arquivos e aplicações de gerenciamento de contatos do desktop.


    O suporte para Wayland no KDE já estava previsto há algum tempo e com a introdução da habilidade de rodar o KWin sob o substituto do X Server, o processo dá um novo passo para frente. O KWin também recebeu otimizações no OpenGL, sendo a maior parte na redução do footprint de memória e CPU do backend do OpenGL para o gerenciador de janelas. De forma adicional, alguns efeitos do KWin foram reescritos utilizando JavaScript, com o intuito de tornar todo o processo de manutenção mais fácil.

    Os desenvolvedores também continuam a reescrever partes do Plasma Workspaces em Qt Quick. O projeto KDE está utilizando suas próprias extensões por cima do Qt Quick, da qual os desenvolvedores chamam de Plasma Quick. Vale ressaltar que o KDE 4.11 Beta 1 tem o widget de gerenciamento de tarefas reescrito utilizando essa tecnologia. Após o lançamento da versão final do Plasma Workspaces 4.11 com a versão 4.11 do KDE Software Collection, os desenvolvedores planejam congelar a inclusão de novas funcionalidades para o shell desktop enquanto eles trabalham em seu sucessor, o Plasma Workspaces 2. Isso também significa que o Plasma Workspaces 4.11 será mantido por dois anos como uma versão LTS (Long Term Support).

    Dentre as demais funcionalidades presentes nesse lançamento do KDE 4.11 Beta 1, destacamos a inclusão de melhorias de desempenho para o motor de indexação de arquivos Nepomuk, que acelera as leituras de dados em até seis vezes, de acordo com os desenvolvedores. A aplicação de gerenciamento de contatos do desktop, o Kontact, também foi beneficiado dessas melhorias de desempenho e recebeu um novo editor de tema para os headers de e-mail.

    O KDE 4.11 Beta 1, também sendo referenciado pelo seu atual número de versão como KDE 4.10.80, já pode ser baixado através da página de download do KDE para versões instáveis, e as instruções para instalação - além de maiores informações - também já está disponível na Info Page correspondente do lançamento. Os desenvolvedores do KDE dizem que "com o grande número de mudanças, as versões 4.11 precisam ser testadas à sério" mas também alerta os usuários que, como sendo esta uma versão de desenvolvimento, não deve ser utilizada em ambientes de produção, e muito menos em ambiente de missão crítica.

    Se você é usuário KDE, por favor, ajude os desenvolvedores nos testes dessa nova versão. É muito importante o feedback para a constante melhoria desse fantástico ambiente de desktop para o sistema operacional Linux. A inclusão de suporte para o Wayland é um fator crucial para o projeto e provavelmente um divisor de águas para o futuro.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: KDE 4.11 beta brings Wayland support to KWin (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L