• Developer Break: RaptorXML, Xcode, Angular.js, Plyvel, Apache e Go

    Sempre no encalço das pequenas mas importantes notíciasn de interesse para a comunidade desenvolvedora, o Heise Online criou a coluna Developer Break. Os assuntos variam de bibliotecas a APIs, de pessoas a posts. Nesta edição: lançado Raptor da Altova, Xcode na versão 5, Go 1.1.1 com correções, Angular.js com porte para Dart, conduzindo LevelDB com Python, Apache Commons Net, Syncope e Opid atualizados, e o TIOBE questiona a ausência do JavaScript em seu top ten.


    Ferramentas de Desenvolvimento e Bibliotecas

    Lançado Raptor da Altova: A Altova recentemente atualizou seu motor de processamento XML e XBRL e lançou o RaptorXML. O novo produto substitui o AltovaXML que está agora sendo descontinuado.

    Xcode na versão 5: na esteira da WWDC, a Apple já está prevendo o Xcode 5 com uma ênfase em testes e depuração; O mesmo oferece configuração automática para serviços da Appple, um novo Test Navigator, bots com integração contínua, auto-layout para UIs (User Interfaces), gauges de depuração, um novo depurador visual e um controle de fonte completamente reprojetado.

    Linguagens de Código Aberto

    Go 1.1.1 com correções: A equipe de desenvolvimento do Go no Google atualizou recentemente essa linguagem de programação para a versão 1.1.1, com várias correções embarcadas para o compilador e o runtime. Detalhes de todas as alterações estão disponíveis junto com os novos binários e código fonte para download, para as plataformas Windows, Mac OS X, FreeBSD e Linux.

    Bibliotecas de Código Aberto e Frameworks

    Angular.js com porte para Dart: Os desenvolvedores do popular framework JavaScript Angular.js anunciaram recentemente que eles estão efetuando o porte do mesmo para o Dart. Um número de componentes já teve seu porte concluído e o desenvolvimento está em andamento.

    Conduzindo LevelDB com Python: Os usuários da linguagem de programação Python que desejem utilizar o LevelDB do Google deverão dar uma olhada no Plyvel, que efetua um wrap da API C++ do LevelDB em uma API Pythonic e trabalha tanto com o Python 2 quanto com o Python 3. O mesmo está publicado sob uma nova licença BSD.

    Apache Commons Net: O Apache Commons 3.3 vem embarcado com diversas correções de bugs na biblioteca que manipula os protocolos Echo, Finger, FTP, NNTP, NTP, POP3(S), SMTP(S), Telnet e Whois.

    Syncope e Opid atualizados: A plataforma Apache Syncope de identidade digital também ganhou correções de bugs para sua versão 1.1.2. O mesmo para o Apache Qpid, um sistema de mensagens com AMQP de plataforma cruzada e de código aberto que teve atualizações em suas funcionalidades e correções de vulnerabilidades para sua versão atualizada 0.22. Para maiores detalhes sobre a atualização, veja as notas de lançamento - também existe um CVE para esse problema registrado.

    Recursos

    TIOBE questiona a ausência do JavaScript em seu top ten: O TIOBE Programming Community Index deste mês de Junho de 2013 mostra que o JavaScript retornou para sua lista top ten e deixa no ar a questão do por quê essa linguagem não está fazendo melhor na tabela com sua presença omnipresente nos navegadores e nas plataformas como Node.js trazendo o mesmo para o lado servidor.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Developer Break: RaptorXML, Xcode, Angular.js, Plyvel, Apache, Go (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L