• França e Alemanha Lançam Colaboração para Código Aberto

    A Open Source Business Alliance (OSBA), uma confederação de fornecedores e usuários de código aberto na Alemanha, e sua contra-parte Francesa, o Conseil National du Logiciel Libre (CNLL) entraram em um acordo na semana passada para uma colaboração cruzada em larga escala. As duas organizações desejam melhores coordenações de suas campanhas ao nível de território Europeu, além de colaborar com outras organizações de código aberto existentes em sua área de abrangência.


    Tanto a OSBA quanto a CNLL também estão tentando tornar mais fácil para seus membros acessarem os mercados em países vizinhos, além de desenvolver uma lista compartilhada de demandas políticas na área de Tecnologia da Informação, baseada nas 10 propostas da CNLL para uma política de software aberto (PDF em idioma Francês), além das demandas e guias da própria OSBA (PDF no idioma Inglês). Ambos os documentos pedem grande consideração a ser dada para o código aberto, tanto no setor público de TI, com grande ênfase a ser colocada na interoperabilidade baseada em padrões abertos e livres de royalties, além de serem livres de patentes.

    Essa é uma ótima iniciativa e deveria ser seguida por todos os países do mundo. A única maneira de continuarmos avançando não somente em tecnologia, mas principalmente como sociedade, é combatendo esse sistema de patentes viciado, corrupto e distorcido em vigor há séculos no planeta.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: France and Germany launch open source collaboration (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L