• LLVM 3.3 Introduz Suporte Completo para C++11

    Os desenvolvedores da infraestrutura de compilador LLVM anunciaram recentemente o lançamento do LLVM 3.3, trazendo suporte completo para as novas funcionalidades do padrão de linguagem C++ para seu frontend de compilador C++, o Clang, além de adicionar novos alvos de infraestrutura com o AArch64 e o AMD R600 GPU. Como parte do suporte ao System Z da IBM, os sistemas S390 já podem ser utilizados. Os desenvolvedores destacam que esse lançamento faz do Clang "o único compilador com suporte para todo o padrão C++11, incluindo funcionalidades de bibliotecas para C++11 como std::regex", o que eles conseguiram finalizar ainda neste ano corrente de 2013.


    Vale lembrar que o GCC já havia completado a implementação de todas as principais funcionalidades do padrão C++11 no lançamento do GCC 4.8.1, e seus desenvolvedores declararam que seu compilador C++ viria embarcado com todas as funcionalidades no início desse mês de Junho de 2013. Entretanto, o CLang do LLVM também suporta todas as funcionalidades de biblioteca incluídas nesse padrão. Assim sendo, com esse lançamento, o Clang já suporta caracteres Unicode em identificadores e seus analisadores estáticos vem com novos verificadores e já podem rodar análises inter-procedurais através das boundaries constructor/destructor do C++. O Clang também introduz a ferramenta de migração C++11 que auxilia os desenvolvedores na atualização de seus códigos para o novo padrão da linguagem de programação.

    De acordo com os desenvolvedores, o código gerado com o LLVM 3.3 é substancialmente mais rápido que nas versões anteriores. A funcionalidade auto-vetorizadora está ativa por padrão com nível de otimização -03. Os desenvolvedores também adicionaram um novo vetorizador SLP no pacote. Para maiores informações sobre as novas funcionalidades nesta última versão da infraestrutura de compilador, veja as notas de lançamento do LLVM 3.3.

    Atualmente, muitos programadores tem dado preferência para o LLVM em detrimento do GCC em seus projetos de programação utilizando a linguagem C++. Se você ainda não conhece essa infraestrutura de compilador concorrente ao GCC, não custa nada experimentar. E se você utiliza Linux é mais fácil ainda: o mesmo está disponível no repositório das principais distribuições Linux do mercado.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: LLVM 3.3 introduces full C++11 support (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L