• Developer Break: BIRT, PhoneGap, Qt 5.2, Aerogear, Hoya, Hunk e XDK

    O Developer Break é uma seção criada pelo Heise Online para aqueles assuntos relacionados a desenvolvimento de software que são pequenos demais para a criação de notícias individuais, mas de grande importância para não serem esquecidos pelo público. Os assuntos abordados vão desde APIs até bibliotecas, de pessoas a posts. Nesta edição: uma nova versão do Intel XDK (Cross-platform Development Kit), Peter Kriens finalmente retorna a OSGi Alliance, planejamento do Qt 5.2 em ação, e uma nova versão do BIRT, uma ferramenta de inteligência de negócios (BI - Bussiness Intelligence) e relatórios.


    Ferramentas e Bibliotecas de Código Aberto

    BIRT: Um dos componentes do lançamento do IDE Eclipse Kepler é uma atualização para a ferramenta de inteligência de negócios e relatório, o BIRT. A versão 4.3 do BIRT também inclui conectores para as bases de dados MongoDB, Cassandra e POJO.

    PhoneGap: A versão 2.9, a última versão da série 2.x da distribuição Apache Cordova do PhoneGap, acaba de ser lançada. A próxima versão principal já está agendada para o dia 19 de Julho deste ano de 2013, se não houverem atrasos no seu desenvolvimento.

    Qt 5.2: Com os trabalhos no Qt 5.1 gradualmente chegando ao seu fim, a Digia já está iniciando o planejamento dos objetivos para a versão 5.2 de seu framework C++. Dentre as mudanças programadas destacamos a inclusão de um novo motor QML, suporte completo para os sistemas operacionais Android do Google e iOS da Apple, além do suporte para dispositivos controlados por toque em tela via Quick Controls.

    AeroGear: Também já estão disponíveis pequenos lançamentos pela AeroGear. O Whilst, por exemplo, a versão 1.1 da biblioteca JavaScript já inclui um novo plugin Notifier. A equipe de desenvolvimento por trás da edição para iOS também relata melhorias para a funcionalidade de login, além do suporte para um tipo de autenticação HTTP.

    Ferramentas Comerciais

    Hoya: A Hortonworks acaba de lançar o Hoya, um protótipo para uso do HBase no YARN. Essa ferramenta Java funciona da seguinte forma: ela pega uma especificação de cluster, persiste a informação na forma de um documento JSON no Hadoop Distributed File System, e finalmente gera arquivos de configuração baseados no diretório de configuração passado pel usuário.

    Hadoop: A Splunk acaba de liberar uma versão Beta do Hunk, utilizado para exploração, análise e visualização de dados no Hadoop.

    Intel XDK: Uma nova versão do Intel XDK, incluindo uma nova interface de "arrastar e soltar" (drag and drop), já está disponível para o público pagante. Vale ressaltar que esse kit de desenvolvimento de plataforma cruzada do fabricante já pode ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações para rodar no sistema operacional Tizen.

    Sugestão de Leitura

    OSGi Alliance: Peter Kriens está de votla a OSGi Alliance, onde, seguido da ausência de mais de um ano, ele irá se dedicar a colocar uma fundação para as aplicações web da OSGi. Antes de seu afastamento, Kriens era um diretor da aliança que fazia parte do desenvolvimento do framework OSGi.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Developer Break: BIRT, PhoneGap, Qt 5.2, Aerogear, Hoya, Hunk & XDK (em Inglês)