• Darktable 1.2.2 Adiciona Novas Câmeras

    A última atualização do darktable, a versão 1.2.2, vem com melhorias consideráveis em relação ao darktable 1.2, ao adicionar mais suporte para câmeras. Especificamente falando, com o decoder de arquivo do tipo RAW chamado Rawspeed r553, os modelos Canon EOS 700D e Nikon Coolpix P330 agora já são suportados por essa aplicação de gerenciamento de workflow fotográfico. Dentre as novidades, destacamos a melhoria para os profiles de cor para os modelos Canon 100D, Canon 700D e Sony NEX-7, além de um melhor balanceamento de branco para os mesmos modelos Canon 100D e 700D, junto ao Sony SLT-A37 e Nikon Coolpix P330. Também foram implementados profiles de ruídos adicionais para os modelos Canon EOS-M, Olympus E-600, Olympus E620, Samsung WB2000, Sony A99v, Panasonic DMC-G10 para iso 100 e Nikon D60.


    Com as correções de bugs nesse lançamento, retorna a capacidade de poder pontuar uma imagem sem estrelas, adiciona a funcionalidade de pular a imagem com um clique duplo em um filme, além de uma memória para posições e coleções. Também existem correções para OpenCL, para a construção de aplicações para Mac OS X, além de permitir a opção de compilação com a libsquish. Instruções de instalação para Ubuntu, Fedora, SUSE, Red Hat e derivados, Arch, Funtoo, Gentoo e Mac OS X, já estão disponíveis junto as instruções de como construir o software licenciado pela GPLv3.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Darktable 1.2.2 adds new cameras (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L