• Trojans ZEUS/Zbot: Destaque Entre Principais Ameaças que Chegam via Spam

    Os conhecidos trojans ZEUS/Zbot, que já causaram uma quantidade enorme de infecções em todo o mundo, voltaram a constar entre os dez principais programas maliciosos que chegam aos usuários através de mensagens de spam. De acordo com o Relatório de Spam de Maio 2013, divulgado pela Kaspersky Lab, a ameaça ocupa as segunda e terceira posições no ranking com mais de 26% de participação.


    No topo da lista está o trojan-spy.html.fraud.gen. Ele é considerado o "number one" dos programas maliciosos enviados por e-mail. A ameaça trata-se de uma página de phishing, enviada de forma direta pelos cibercriminosos, que possui um formulário para que os usuários introduzam seus dados pessoais. O objetivo desses criminosos é roubar todas informações que estiverem contidas no tal formulário. Ainda na sequência da pesquisa, o tráfego de spam no e-mail apresentou uma redução de 2,5%, atingindo os 69,7%.

    O número de mensagens de phishing cresceu de forma sutil no mês de maio, mês em que 2,8% de todas as mensagens eletrônicas continham arquivos maliciosos, com um crescimento de 0,4% em comparação com o mês anterior. Segundo os resultados apresentados, os países que mais criam spams continuam sendo a China, os Estados Unidos e a Coréia do Sul. Além disso, o Brasil também aparece na lista das 20 nações que mais criam spams no mundo, mesmo com uma participação discreta de apenas 1%.


    Saiba Mais:

    [1] Kaspersky Brazil http://brazil.kaspersky.com/
    [2] OverBR http://overbr.com.br/trojans-zeus-re...egam-via-spam/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L