• Ranking das Linguagens de Programação

    A linguagem de script (e de programação) PHP, sem dúvida, tem ganhado larga popularidade, porém não mais aprecia um fator hype muito destacado. Assim como Java, o PHP se tornou mainstream em um senso positivo. No entanto, alguns pensam que a popularidade do PHP já está em uma tendência decrescente entre muitos programadores. As novas figuras do TIOBE Programming Index mensal, que estabelece as mais populares linguagens de programação, não concorda com esses posicionamentos. O índice avalia a linguagem em 7,2 por cento em Julho, sendo 2,17 pontos percentuais acima do resultado equivalente do ano passado (2011). Isso torna o PHP o "alpinista mais rápido" dentre as outras linguagens presentes na listagem.


    Os operadores do índice de programação disseram que o aumento foi causado pela chegada da versão 2.x do framework Zend, que foi lançado no último outono no Hemisfério Norte. Mesmo esse framework tendo larga utilização, ele possui um concorrente de peso na forma do framework Symfony PHP, particularmente nesses últimos anos. Um motivo mais plausível talvez seja o aumento no trabalho de desenvolvimento da versão 5.5 do PHP nesses últimos nove meses, que renovou o interesse dos desenvolvedores nesta linguagem.

    O índice TIOBE é estabelecido pelo número de respostas que são retornadas após entrar com uma consulta de busca do tipo +"<language> programming" nos motores de busca do Google, Blogger, Wikipedia, Youtube, Baidu, Yahoo, Bing e Amazon. Atualmente a linguagem PHP está atrás de C (17.6%), Java (15.9%), Objective-C (10.2%) e C++ (8.7%). Ano passado, o PHP também estava em sétimo lugar.

    Uma imagem diferente está sendo pintada na edição de Julho da PYPL Popularity of Programming Language Index. Mesmo sabendo que o PHP está listado em segundo lugar com 14,1 por cento, o PYPL diz que a popularidade da linguagem caiu de forma praticamente contínua desde o ano de 2010. O índice PYPL obtêm seus dados primários através do Google Trends, e seus resultados são baseados no número relativo de consultas de busca por tutoriais de programação em cada uma das linguagens. O índice PYPL assume que quanto maior a demanda por tutoriais em certas linguagens, mais popular ela é. Nesse índice, Java aparece na primeira posição com 26,5 por cento. A linguagem PHP é seguida por C# com 10,15 por cento, Python com 10 por cento e C++ com 9,3 pontos percentuais.

    E por último, no início de 2013 em seu terceiro lançamento, temos a geração de análise da RedMonk, que aponta um quadro totalmente diferente entre as linguagens. Esse índice aloca a principal posição para o JavaScript, que ocupa apenas a décima posição no TIOBE com 1,8 por cento, e sétimo lugar na PYPL com 7,9 por cento. Essa linguagem de script é seguida por Java, PHP, Python e Ruby.

    O ranking da RedMonk é baseado na popularidade das linguagens de programação em projetos cujos códigos estão hospedados na plataforma GitHub, e no número de atividades relacionadas a linguagem no fórum StackOverflow. Parece que os rankings são influenciados pelo fato de que em plataformas de hospedagem de código aberto como o GitHub, os desenvolvedores provavelmente irão preferir ferramentas e linguagens de programação que sejam originadas da comunidade de código aberto.

    Em última análise, a única conclusão que pode ser feita pelas diferenças de pontuação nas diferentes análises, é que parece ser muito difícil estabelecer um conjunto confiável de dados utilizando processos largamente automatizados.

    Saiba Mais:

    - heise Online: Language indexes: PHP is on the rise... or is it? (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L