• Eclipse Kepler: Spring Tool Suite e Groovy Tool Suite 3.3.0

    Os desenvolvedores do SpringSource acabam de anunciar o lançamento de uma versão principal de sua ferramenta baseada no Eclipse para desenvolvedores Spring e Groovy/Grails. A nova versão já está atualizada com o recente lançamento do Eclipse, o Eclipse Kleper 4.3, porém uma distribuição para sua versão predecessora, o Eclipse Juno 3.8, também está disponível, mas vale ressaltar que a mesma não vem embarcada com as correções e melhorias da 4.3. O conjunto de componentes atualizados inclui o tcServer, agora na versão 2.9.2, o Spring Roo, na versão 1.2.4, e o Grails, atualizado para a versão 2.2.4.


    Porém, o destaque relacionado a funcionalidade é o novo Quick Search para Eclipse, que pode ser aberto em qualquer contexto com o conjunto de teclas CTRL+SHIFT+L. Essa operação oferece ao usuário uma atualização absurdamente melhorada via search box que, quando aberta, utiliza o texto corrente selecionado e inicia a busca correspondente. Utilizando os editores abertos correntes, ele funciona com arquivos para busca em primeiro lugar, e ao selecionar um resultado o sistema abre o arquivo correspondente em um editor do Eclipse.

    As preferências estão frequentemente bastante espalhadas e, para reduzir o tempo gasto caçando "aquela checkbox" na procura pela melhor IDE configurada, os desenvolvedores introduziram o Global Preference Curator. Isso permite que o usuário possa configurar um número de preferências, das quais os desenvolvedores do SpringSource acreditam "tornar o Eclipse mais legal e divertido de utilizar", com apenas um único click do mouse. Eles também podem zerar as configurações com apenas um click. Os conjuntos de preferências também estão recolhidos em páginas relacionadas e podem ser ativados como um grupo mais específico.

    O ferramental do Spring utiliza as bibliotecas do Spring 4.0.0M1 para garantir que os projetos do Spring 4 irão funcionar nele. Um novo wizard para o Spring Project unificou os dois wizards prévios, assim como adicionou suporte para os projetos Spring JavaConfig e apenas JavaConfig. Também existem novas ações de menu de contexto permitindo que seja fácil configurar projetos Spring. Um retrabalho no ferramental subjacente também ajudou a salvar memória enquanto melhorava o desempenho do sistema como um todo, mesmo sabendo que os desenvolvedores gostariam de ouvir dos usuários caso os mesmos venham a experimentar alguma lentidão do sistema relacionada a memória.

    As melhorias no uso de memória também estão em jogo no ferramental do Groovy/Grails, com, por exemplo, a quantidade de memória necessária para manipular e compilar o código do projeto GPars, caindo de 348 MB para 133 MB. Em um projeto vazio no Grails a memória utilizada caiu de 130 MB para 108 MB. O ferramental também ganhou editor de templates para o Groovy, uma melhor manipulação de múltiplos compiladores, hover hints, além do suporte e navegação para o anotador @DelegatesTo do Groovy 2.1. Também existe um suporte preliminar para o ainda não lançado Grails 2.3.

    Vale ressaltar que o lançamento não é feito somente de novas adições: o suporte para o Groovy 1.7 caiu e o Apache Maven e as extensões Spring IDE OSGI foram removidas. O primeiro servia para aliviar a carga de download, e o último para que as versões mais recentes pudessem ser obtidas à partir do repositório de atualização.

    Maiores detalhes sobre todas essas mudanças estão disponíveis na página New and Noteworthy para esse lançamento. As ferramentas podem ser baixadas através dos sites web do Spring Tool Suite e do Groovy/Grails Tool Suite. O código fonte, que é coberto pela licença Eclipse Public, pode ser encontrado no repositório GitHub do SpringSource.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Spring Tool Suite and Groovy Tool Suite go 3.3.0 for Kepler (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L