• Oracle Database 12: Primeiro Banco de Dados Disponibilizado para Nuvem

    Devido ao fato de muitas organizações adotarem a computação em nuvem, elas buscam tecnologias que irão transformar os negócios e melhorar a sua agilidade operacional e eficácia global. Nesse contexto, a gigante dos bancos de dados, comandada por Larry Ellison, lançou o Oracle Database 12c. Ele é um banco de dados de próxima geração, que foi projetado para atender a essas necessidades, oferecendo uma nova arquitetura multitenant em cima de uma plataforma de banco de dados rápida, escalável, confiável e segura.


    Melhoria na Qualidade e na Performance dos Aplicativos

    Ao atrelar a cloud computing ao Oracle Database 12c, os clientes podem melhorar a qualidade e o desempenho de aplicativos, economizar tempo com a arquitetura máxima disponível e com o gerenciamento de armazenamento, além de simplificar a consolidação do banco de dados, gerenciando centenas deles como um todo. Além disso, a última geração de banco de dados do mundo está disponível para download a partir do Oracle Technology Network (OTN).


    Arquitetura Multitenant

    Oracle Database 12c apresenta uma nova arquitetura multitenant, que simplifica o processo de consolidação de bancos de dados para a nuvem, permitindo aos clientes gerenciar muitos bancos de dados como se fosse um - sem que haja alteração nas suas aplicações. A partir da fundação do Oracle Public Cloud Services, a plataforma Oracle Database 12c pode beneficiar muito os clientes que implantam nuvens de banco de dados privadas e fabricantes de aplicações Software-as-a-Service (SaaS), que procuram o poder do Oracle Database em um modelo multi-tenant seguro.



    Otimização em Plataformas SPARC e Intel Xeon

    Além disso, Oracle Database 12c, otimizado em plataformas poderosas como SPARC e Intel Xeon, pode ser considerado como um grande lançamento. Ele apresenta 500 recursos adicionais e é o resultado de 2.500 person-year de desenvolvimento e 1,2 milhões de horas de testes, além de um extenso programa beta com os clientes e parceiros da Oracle. Vale ressaltar ainda que a mais nova geração de bancos de dados Oracle foi co-projetada com recorde mundial da companhia, relacionado a definição de servidores SPARC T5.

    A plataforma Oracle Database 12c aborda os principais desafios dos clientes, que estão visando a consolidação de bancos de dados em um modelo de nuvem privada, permitindo melhorias na eficiência e redução nos custos de gerenciamento, mantendo a autonomia dos bancos de dados de forma individual. O multitenant é um novo recurso do Oracle Database 12c, e permite que cada banco de dados conectado à nova arquitetura possa ter um "look and feel" sobre como um banco de dados Oracle padrão para aplicações, aplicações de modo existentes pode ser executado de maneira inalterada.


    SaaS, Recursos do Servidor, Atualizações do Database e Recuperação

    Ao oferecer suporte multi-tenancy no database tier, ao invés da camada do aplicativo, o recurso multitenant da Oracle habilita todas as aplicações ISV que são executadas no Oracle Database para que estejam prontas para lidar com aplicações SaaS. Assim, o recurso multitenant gera muitos bancos de dados como um todo e pode aumentar a utilização de recursos do servidor, além de reduzir o tempo e o esforço necessário para atualizações de banco de dados, backup, recuperação, e muito mais.

    A arquitetura multi-tenant fornece provisionamento praticamente instantâneo e clonagem de bancos de dados, o que o torna uma plataforma ideal para o teste de banco de dados e desenvolvimento de nuvens. Vale ressaltar que através dessas novas funcionalidades e todos os demais recursos de banco de dados Oracle, há toda uma ligação com as plataformas Real Application Clusters, Partitioning, Data Guard, Compression Automatic Storage Management, Real Application Testing, Transparent Data Encryption, Database Vault, e muito mais.


    Eficácia no Gerenciamento e Redução nos Custos de Armazenamento

    Para ajudar os clientes a gerenciar de forma eficiente maior quantidade de dados, reduzir os custos de armazenamento e melhorar o desempenho do banco de dados, o Oracle Database 12c introduz novos recursos automáticos de otimização de dados. Além disso, um Heat Map monitora dados de leitura / gravação de atividade, permitindo que os administradores de banco de dados possam identificar facilmente os dados que estão muito ativos, somente leitura, hot ou em plena atividade e cold (rarely read) armazenados nas tabelas e partições.

    Usando um sistema de compressão inteligente e storage tiering, os administradores de banco de dados podem, facilmente, definir políticas gerenciadas do servidor para compressão automática e camadas OLTP, Data Warehouse e dados de arquivo com base na atividade e idade de dados.


    Inovações de Segurança e Proteção de Dados Sensíveis

    Na sequência de todas essas funcionalidades apresentadas, Oracle Database 12c inclui mais inovações de segurança do que qualquer outra versão anterior de banco de dados Oracle, ajudando os clientes a lidar com ameaças em constante evolução e regulamentos de privacidade de dados mais rigorosos. Os novos recursos permitem que as organizações possam proteger dados sensíveis, como números de cartão de crédito apresentados em aplicações - sem haver alterações para a maioria das aplicações. Os dados sensíveis são escritos em tempo de execução, com base em políticas predefinidas e informações de sessão de conta.

    Vale ressaltar ainda que Oracle Database 12c também inclui novas Run-Time Analysis Privilege, permitindo às organizações identificar privilégios e funções que estão sendo usados, ajudando a revogar privilégios desnecessários e aplicar menos privilégios, confiando no fato de que as operações de negócios não serão interrompidas.


    Alta Disponibilidade e Distribuição Global

    Oracle Database 12c apresenta vários recursos de alta disponibilidade, bem como melhorias para as tecnologias existentes que permitem o acesso contínuo aos dados da empresa. Os serviços de Dados Globais oferecem balanceamento de carga e failover de configurações de banco de dados, que podem ser distribuídos globalmente. Além do mais, o sistema de sincronização Data Guard Far é estendido, sem que haja perda de dados, sem ficar sujeito à limitação através da latência. Há ainda uma complementariedade da aplicação com o Oracle Real Application Clusters e masks application failures pelos utilizadores finais, repetindo automaticamente as transações que não deram certo.


    Integração com Enterprise Manager 12c Cloud Control

    A perfeita integração com o Oracle Enterprise Manager 12c Cloud Control permite que os administradores implementem e gerenciem, facilmente, novas funcionalidades no Oracle Database 12c, incluindo a nova arquitetura multitenant. Os abrangentes recursos de testes do Oracle Real Application Testing podem ajudar os clientes a validar atualizações e estratégias de consolidação, através do dimensionamento de workloads de produção reais.

    Compondo ainda a extensa gama de capacidades do Oracle Database 12c, há um aumento na base de dados relacionadas a MapReduce para Big Data através do padrão SQL correspondente, que permite a descoberta imediata e escalável de sequências de eventos de negócios, como transações financeiras, logs de rede e outros elementos.


    Saiba Mais:


    [1] Oracle Press Release http://www.oracle.com/us/corporate/press/1967380

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L