• Aumento no Número de Ataques Automatizados

    A FireHost anunciou as suas últimas estatísticas relacionadas a ataques de aplicativos da Web, que rastreiam a prevalência de quatro tipos distintos de ciberataques que representam a ameaça mais séria para as empresas na atualidade. Detalhando mais de 24 milhões de ataques cibernéticos, a FireHost tem registrado um grande aumento no percentual no número de ataques comuns na Web, como SQL Injection e Cross-Site Request Forgery. Este aumento pode ser atribuído à facilidade de automação, permitindo que crackers possam combinar estas técnicas de forma rápida e sorrateiramente roubar dados, instalar malware em servidores, controlar novos zumbis ou botnets, e até simplesmente derrubar um site.




    Comparado com o Q1 de 2013, o volume de ataques Cross-Site Request Forgery (CSRF) subiu 16 por cento, enquanto os ataques de SQL Injection, que aumentaram em cada um dos últimos cinco trimestres, subiram outros 28 por cento no 2 º trimestre de 2013. Apesar do Cross-site Scripting (XSS) ainda ser o tipo de ataque mais comum, apresentando mais de 1,2 milhões de ataques sendo bloqueados neste trimestre, o pequeno aumento percentual (apenas 0,7 por cento) neste tipo de ataque XSS sugere que, quando usado em conjunto com outras façanhas, permite que os cibercriminosos possam obter acesso a ataques mais complexos.

    O que é ainda mais alarmante nesse cenário, é que estes ataques automatizados combinados, estão sendo usados cada vez mais dentro de redes de provedores de serviços em nuvem, o que deixa os analistas e demais profissionais da área de segurança cada vez mais preocupados.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=15311

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L