• Procedimento Ético: Incongruência Entre a Prática e o Discurso

    De acordo com as considerações feitas pelo executivo Marcos Assi, consultor da MASSI Consultoria pode parecer repetitivo, mas muitos sabem do que se está falando, afinal de contas existem algumas pessoas e empresas representadas por indivíduos, que em seu discurso inicial, parecem outra pessoa, e na prática fazem tudo completamente diferente. Mas, será que alguém saberia identificar esses motivos? O executivo acredita ter a resposta para isso, o que envolve interesses pessoais, e ficou pensando, fortemente, sobre o por que das pessoas fazerem isso; entretanto muitos dos nossos problemas são causados por motivos alheios a nossa vontade e conhecimento, mas quando levamos este pensamento para o mundo corporativo, as desilusões e decepções aumentam consideravelmente.


    Processos de Negócios, Conduta Pessoal e Falta de Respeito

    Isso porque ao iniciar algum processo de negócio, no começo é tudo maravilhoso, mas com o tempo as pessoas mudam de postura e em certos casos, desrespeitam processos e cá entre nós, é necessário levar em consideração que um contrato é a formalização daquilo que foi combinado, e quando não se tem nada escrito e assinado, as pessoas não tem o mínimo de respeito por isso. Portanto, seria de extrema importância que todos tivessem uma postura diferenciada e respeitassem os direitos dos outros, para que os seus também fossem respeitados.

    Falar de controles internos, compliance, governança corporativa e gerenciamento de negócios, seria um dos pontos de maior tranquilidade no mundo corporativo, desde que todos fizessem sua parte. Porém, ficar esperando um comportamento ético e profissional das pessoas sem que haja documentos para isso, ainda pode parecer uma grande ilusão. Agora, muitos falam de conduta ética no mundo dos negócios, mas a prática não está conduzindo à perfeição. A partir daí, o discurso fere muitos princípios básicos do direito de uso, cópias indevidas (piratas), utilização de material sem as devidas referências do autor, e o mais engraçado, a utilização do material de outras pessoas sendo apresentados como se fosse da pessoa que o detém.


    Conceitos Diferenciados Sobre Benchmark

    Isso remete ao conceito de benchmark; quando é feita a cópia de alguém é benchmark, claro, afinal nós estamos copiando do outro para "engrandecer, alavancar nosso conhecimento"; mas quando copiam da gente, é plágio. Assim, percebemos que alguma coisa esteja errada, não que haja alguma objeção contra a repetição da ideia, mas vamos combinar, é digno, correto e sinônimo de lisura dar o crédito para quem criou.

    Nesse contexto, os profissionais de compliance dedicam parte de suas atividades na busca pelo código de conduta e ética ideal, mas o grande problema está nas pessoas, que precisam reciclar um pouco mais o seu caráter, e entender que todos temos direitos e deveres, inclusive devendo respeitar ao trabalho do outro, a empresa do outro e as criações de clientes, de terceiros e até mesmo de ex-parceiros de negócios.

    Portanto, diante de tudo o que foi explanado, é pertinente finalizar, com a seguinte afirmação: o caráter, a honestidade, o respeito, a ética e a conduta profissional, não se faz com discursos bonitos e bem elaborados, mas com a boa prática e bons exemplos, destinados a todos aqueles com quem nos relacionamos, e isso evidencia se sua conduta é ética. O que vale mesmo são as atitudes, a prática, pois elas sim estão acima de qualquer palavra ou teoria.


    Saiba Mais:

    [1] Information Week http://informationweek.itweb.com.br/...e-ao-discurso/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L