• CityEngine: Tecnologia Digital Urbana Aplicada no Cinema

    Você tem ideia de como são feitas as construções digitais de cidades dos mais conceituados filmes que já tiveram em cartaz nos cinemas de todo mundo? Atualmente as grandes metrópoles apresentadas em filmes como Man of Steel, Cars 2 e Total Recall não mais são modeladas à mão. Ao invés disso elas são criadas com a utilização de um produto de software chamado CityEngine, que é mais tipicamente associado com os setores de planejamento urbano dos governos locais e design urbano, do que a indústria do cinema.


    O software em questão gera as cidades de forma procedural utilizando scripts escritos em uma linguagem de programação parecida com Python. A próxima versão do CityEngine deve sair até o próximo mês (Outubro de 2013) e irá incorporar um SDK para permitir que desenvolvedores terceirizados possam utilizar a geração de ambientes urbanos de forma procedural definida por parâmetros, e tudo isso em suas próprias aplicações. Recentemente, o gerente de produto do CityEngine divulgou maiores informações sobre a próxima versão do produto, e os planos para a incorporação de tecnologia de realidade aumentada no mesmo. Vale a pena conferir.

    Veja uma demonstração do produto neste video do youTube abaixo:



    Fonte:

    - Slashdot: The Tech Behind Man of Steel's Metropolis (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L