• Eficácia dos Golpes de Phishing

    Golpes de phishing são alguns dos tipos de fraudes on-line mais eficazes, conectando os usuários de computador desde os mais experientes até os mais ingênuos. Sendo assim, novos insights dos pesquisadores do Instituto Politécnico da Universidade de Nova York (NYU-Poly) apontam para dois fatores que podem aumentar a probabilidade na qual um usuário de computador pode se enquadrar: ser mulher e ter uma personalidade neurótica.



    Em um estudo preliminar, os pesquisadores entrevistaram 100 alunos que assistiam a uma aula de psicologia de graduação, a maioria dos quais eram alunos de Ciências ou Engenharia. Os participantes preencheram um questionário sobre os seus hábitos e crenças online, incluindo detalhes sobre o tipo e volume de informações que eles compartilham no Facebook. Eles também foram convidados a avaliar a probabilidade de coisas negativas que acontecem com eles pessoalmente on-line, tais como ter uma senha de Internet roubado.

    Finalmente, os participantes responderam a versão curta de uma pesquisa de avaliação de personalidade multidimensional amplamente utilizada. Pouco tempo depois, os pesquisadores usaram o e-mail fornecido pelos participantes para executar um esquema de phishing na vida real, na tentativa de atrair os alunos para clicar em um suposto link para entrar em um sorteio de prêmio e preencher um formulário de inscrição, contendo informações pessoais. Como muitas tentativas de phishing, o campo "De" do e-mail não coincidiu com o endereço real, e o e-mail continha erros ortográficos e gramaticais, o que caracterizou ainda mais a tentativa de golpe.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=15693

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L