• A Falta de Profissionalismo do Software Proprietário

    Há muito tempo que ouvimos das empresas e desenvolvedores de software fechado, que o software livre é coisa para amadores. Talvez porque eles não estejam vendo ninguém ganhar dinheiro vendendo software fechado, acham que tem permissão para soltar essas "pérolas" de pensamento. Pelo visto, na visão deles, se você não ganha dinheiro vendendo seu software, você é um amador... Indignado com isso e vendo os constantes descasos dessas mesmas empresas, resolvi criar esse post. A idéia para a criação de uma réplica sobre o assunto, partiu de uma notícia publicada aqui no Under-Linux sobre o descaso da Apple com as falhas recém-encontradas em seu Mac OS X. Ela não foi a primeira e nem será a última notícia aqui no Under-Linux sobre o assunto, Mas certamente, para mim, foi a gota d'água.


    Nos dias de hoje, o que mais vemos nos sites especializados, são empresas conceituadas no mercado que ainda aplicam o defasado conceito de venda de software fechado, e que estão queimando seu filme com seus próprios clientes, devido ao constante "descaso" com os clientes, devido ao comportamento relapso das mesmas diante das falhas encontradas em seus produtos. Quer ser mais amador do que ter uma empresa e não dar o devido valor à seus clientes?

    Destacando a notícia:

    Pesquisadores encontraram uma vulnerabilidade crítica na mais nova versão do Mac OS X. Eles afirmam que a Apple já tinha conhecimento dessa falha há mais de sete meses e, ainda assim, não tomou nenhuma providência. Essa vulnerabilidade possibilita o acesso remoto e a execução de códigos maliciosos em diversos dispositivos da Apple, incluindo computadores, servidores e até dispositivos móveis.
    E não é somente a Apple. Recentemente também foi noticiado sobre uma falha crítica no Reader da Adobe, aqui no Under-Linux. No caso da Adobe, eles estão fazendo descaso com a liberação de um patch para a correção de uma falha crítica tão bem documentada, que todos já estavam em desespero, por estarem sendo imediatamente populados como potenciais vítimas para esse tipo de ataque. E tudo isso, devido a facilidade (e a pouca técnica necessária) para se conseguir engendrar um ataque que pudesse explorar essa falha, o que aumentaria exponencialmente o número de "crackers interessados nessa ação" (leia-se: desde os mais profissionais, até os script kiddies de plantão, querendo tirar proveito da situação).

    Destacando a notícia:

    Acreditem se quiser! Mesmo após a descoberta da brecha de segurança no Adobe Reader, e dos primeiros websites já estarem sofrendo com a exploração dessa falha para a infecção de computadores embarcados com o Microsoft Windows, a Adobe disse que não vai lançar nenhum patch de emergência até 12 de janeiro de 2010! Qual a alegação? A Adobe informa que, caso ela forneça esse patch agora, muitas outras brechas já existentes não poderão ser fechadas num futuro próximo. O próximo round de updates provavelmente incluirá todas essas correções, e e a Adobe afirma que não tem intenção nenhuma em acelerar sua agenda de atualizações.

    Na minha visão, a desculpa da Adobe foi pior que a falha encontrada. Algo do tipo: "Não podemos corrigir agora essa falha, pois se o fizermos, as outras existentes e já identificadas, não poderão ser corrigidas na ordem". O problema, é que esse tipo de resposta parece que só demonstra no nível de gambiarra do código-fonte... e do "profissionalismo" da empresa diante de uma "crise". Infelizmente!

    Em ambas as notícias publicadas aqui no Under-Linux, os usuários tem deixado comentários inflamados sobre essas empresas. Não é para menos. O descaso das mesmas com os usuários beira o ridículo.

    E quando você vai ver, isso parece ser lugar comum para todas as empresas que comercializam produtos de software de código fechado. Parece que elas só querem saber do dinheiro ganho com seus softwares. O problema é que seus "clientes" estão cada vez mais insatisfeitos. E o pior é que essas falhas não atingem somente os usuários que pagam pelos softwares proprietários. Todos no mundo da informática sofrem com isso. Quer um exemplo?

    O Google recentemente foi atacado na China, e, ao que parece, por crackers envolvidos com o próprio governo Chinês. E como eles conseguiram essa proeza? Através de um ataque bem sucedido explorando uma falha de segurança no navegador Internet Explorer da Microsoft! O Blog do Magnum, aqui no under-Linux, tem acompanhado na íntegra, todo o atrito entre o Google e a China:




    E depois de tudo isso, muito desenvolvedor (e apoiador) de software proprietário ainda tem a audácia de afirmar que são profissionais em relação ao desenvolvimento software livre, onde dizem só ter "amadores". Acho que o mais amador dos projetos de SL/CA (Software Livre e de Código Aberto) são mais profissionais que qualquer projeto de software de código fechado.

    Só pelo código estar aberto e disponível para qualquer um, qualquer indivíduo poderá sugerir e submeter um patch para correção do problema a qualquer momento. Normalmente, quem descobre a falha já envia um patch de correção junto a notificação do problema. Quem descobre a falha conhece o código, e tem conhecimento suficiente para criar, ou mesmo propor, uma correção. Afinal, tendo o código fonte, tudo é possível. E todas as vias "burrocráticas" (sim, com dois "R", e bastante conhecidas no mundo do software fechado) são eliminadas no desenvolvimento de SL/CA.

    Outro ponto importante a se destacar, é quanto as correções de falhas. Nos projetos de SL/CA, essas correções estão disponíveis "a toda hora". E ninguém precisa esperar meses para que as falhas anteriores possam ser corrigidas, normalmente com o lançamento de uma nova versão do software em questão (que, conseqüentemente, virá com milhares de novas falhas críticas de brinde para seus usuários).

    Ainda atacando o tema por outra via, um dos motivos de tantos "transtornos" com segurança de software e casos de furtos financeiros, são feitos via falhas em softwares proprietários. Eles (os softwares proprietários) são os mais visados, pois possuem muito mais falhas que seus equivalentes abertos. Isso acrescido a quantidade enorme de tempo para se providenciar uma correção do problema. Nesse "meio-tempo" muito já se fez de errado, muito já se prejudicou (principalmente financeiramente) o usuário e diversas empresas no mundo. E quem paga a conta desse prejuízo? Nunca são as empresas de software fechado. Isso, pelo menos, até o dia em que descaso com segurança em software virar multa (ou até prisão). Aí sim, veremos que eles mudarão a política de desenvolvimento e manutenção para algo mais próximo do ideal. Algo assim como o desenvolvimento de software de código Aberto..

    Então, minha sincera sugestão, é que as empresas e desenvolvedores de software de código fechado aprendam o quanto antes, um pouco de desenvolvimento de software com quem realmente entende do assunto, com quem acerta, e com quem sabe fazer. O SL/CA está aí, disponível, não somente em código fonte, mas também em filosofia de vida, de desenvolvimento, e de profissionalismo (mesmo sem ter nenhum tostão envolvido em todo esse processo). Vocês podem copiar nosso profissionalismo, que também é free as in freedom.
    Comentários 12 Comentários
    1. Avatar de osmano807
      osmano807 -
      Caso da Apple é mais complicado, como é uma atualização, que me parece, da libc, creio que tem que 'recompilar' todos os binários para suportar a nova lib. Sim, isso é extremamente chato num sistema operacional. Alguém confirma se o Snow Leopard tem a vulnerabilidade também?
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      Falou bem Code!! Como Eric S. Raymond diz em "A Catedral e o Bazar": Release early, release often.

      Osmano, no The Register havia a seguinte frase "o OS mais recente da apple" logo, imagino que o Snow Leopard tem essa vulnerabilidade.
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      Ai Code, mais uma...
    1. Avatar de sergio
      sergio -
      O que me deixa indignado é que essas empresas possuem pessoal técnico bom, são preparados e conseguiriam acertar isso. Mas elas possuem políticas engessadas de colaboração interna e externa (feedback dos clientes e empresas parceiras) que não colocam em prática o serviço... Deixam seus clientes a ver navios, simplesmente por questões administrativas. É uma descaso total.
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
      O que me deixa indignado é que essas empresas possuem pessoal técnico bom, são preparados e conseguiriam acertar isso. Mas elas possuem políticas engessadas de colaboração interna e externa (feedback dos clientes e empresas parceiras) que não colocam em prática o serviço... Deixam seus clientes a ver navios, simplesmente por questões administrativas. É uma descaso total.
      Concordo plenamente! De nada adianta ter dinheiro e bons profissionais se a política da empresa não justifica o aporte. Mas isso só abre caminho para que os verdadeiros profissionais apareçam e dominem o mercado: os projetos de código aberto.

      E, acredito, isso não está muito longe de acontecer. A "virada" está muito próxima. E uma vez que essas grandes companhias de software proprietário percam seus lugares, não vão mais conseguir ir até o topo - nunca mais. Quem está no alto e mostra competência, só se distancia dos incompetentes que ficam cada vez mais para baixo no mercado.

      A política de manutenção do software proprietário sempre foi ruim. Mas o que segurava eles lá em cima era o monopólio. Praticamente um comportamento de máfia. E isso vemos para muitas outras empresas (principalmente aqui no Brasil): produtos ruins, preços abusivos. Mas se não se tem escolha...

      Mas agora tudo pode mudar, e para melhor! Nós, consumidores, agradecemos.
    1. Avatar de sergio
      sergio -
      Citação Postado originalmente por tuxdahora Ver Post
      Concordo plenamente! De nada adianta ter dinheiro e bons profissionais se a política da empresa não justifica o aporte. Mas isso só abre caminho para que os verdadeiros profissionais apareçam e dominem o mercado: os projetos de código aberto.

      E, acredito, isso não está muito longe de acontecer. A "virada" está muito próxima. E uma vez que essas grandes companhias de software proprietário percam seus lugares, não vão mais conseguir ir até o topo - nunca mais. Quem está no alto e mostra competência, só se distancia dos incompetentes que ficam cada vez mais para baixo no mercado.

      A política de manutenção do software proprietário sempre foi ruim. Mas o que segurava eles lá em cima era o monopólio. Praticamente um comportamento de máfia. E isso vemos para muitas outras empresas (principalmente aqui no Brasil): produtos ruins, preços abusivos. Mas se não se tem escolha...

      Mas agora tudo pode mudar, e para melhor! Nós, consumidores, agradecemos.
      ... uma pena que no Brasil, onde existem excelentes profissionais em CA/SL, as empresas que comercializam produtos e serviços informáticos, sempre querem reinventar a roda e criarem suas soluções, que nem sempre são as melhores, e acabam levando o usuário final a ter uma experiência ruim em usar tecnologias livres e os levam a voltar para o "lado negro da força".

      Mas acredito, como você, que logo (isso pode ser anos e anos), com a formação de opinião das pessoas (principalmente usando a Internet) melhore e esse cenário mude para melhor, muito melhor.
    1. Avatar de magnotec
      magnotec -
      Muito Bom !!!
      E Bom Saber Que Mesmo Hoje Onde Vemos que o Capitalismo Impera na Maior parte dos forum ainda a gente que luta e se compromete a levar a idea e a filosofia do SL/CA Para muitos que usam e abusam desse recurso sem nem ao menos saber !
      Podem Até Chamar os Softwares Livres de Amador !!!
      Mais o que e ser Profissional pra Eles !!! Se e isso que as grandes e Capitalistas empresas de desenvolvimento de softwares são então so tenho uma coisa a Dizer !!!!

      VIDA LONGA AOS SOFTWARES AMADORES !!!!!!!

      Enquanto os Outros Todos Nos sabemos no Que isso vai dar !!! auhauhauh
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
      Ai Code, mais uma...
      É magnum! Depois da Adobe e da Apple, agora é a vez da Microsoft. É triste isso para o consumidor... Por sinal, sua notícia será destaque daqui a pouco, na Primeira Página do Under-Linux, ás 8:00 da manhã. Fiz um resumo da sua notícia, e os leitores vão poder ler a mesma na íntegra diretamente de seu Blog. Continue nos enviando seus posts :-D Eles sempre são dignos de primeira página.
    1. Avatar de magnotec
      magnotec -
      Sem Dúvida CODE, tenho acompanhado alguns post aqui, é sem sombra de dúvidas não como um escritor mais como um mero leitor posso afirmar com toda á certeza que não só esse post mais muito outros me agradam muito não só por serem sobre assuntos relacionados a informática e que com a mesma velocidade que surgem na mídia internacional, vem a nós por meio desse portal e dos blogs dos usuários do mesmo !!! E nós e revelado com uma clareza ampla e de fácil entendimento até para usuários leigos como eu, e aproveito para agradecer pelo empenho e o bom trabalho não só da equipe UNDER-LINUX.ORG,mas de todos os usuários que presa pela finalidade de DIVIDIR PARA CONQUISTAR CONHECIMENTO E CLARO, não só compartilhando conhecimentos e dúvidas nesse fórum mas também compartilhando daFILOSOFIA SL/CA.
      Também há todos aqueles que se empenham em fazer desse espaço um lugar em que se vale a pena estar, a partir de hoje faço desse portal o meu jornal diário de Tecnologia e Pesquisa de desenvolvimento!

      Então a Todos os meus sinceros Parabéns e OBRIGADO !!!!!


      PS: Não sou puxa saco assim com esta escrito em um se não o maior e mais vendido livro no mundo que certamente todos já ouviram falar a BIBLIA "DAI HONRRA A QUEM TEM HONRRA" como sempre digo não basta ler tem que aprender!!! srsrs
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      @Code,
      Obrigado, vou sempre contiuar postando!

      @Magnotec,
      Obrigado pelos elogios dirigidos tanto para os nossos blogs quanto para nós, equipe Under-Linux. Estamos nos esforçando para melhorarmos sempre e nos tornarmos um meio informativo importante para nossos usuários!

      Até mais amigos...
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por magnotec Ver Post
      Sem Dúvida CODE, tenho acompanhado alguns post aqui, é sem sombra de dúvidas não como um escritor mais como um mero leitor posso afirmar com toda á certeza que não só esse post mais muito outros me agradam muito não só por serem sobre assuntos relacionados a informática e que com a mesma velocidade que surgem na mídia internacional, vem a nós por meio desse portal e dos blogs dos usuários do mesmo !!! E nós e revelado com uma clareza ampla e de fácil entendimento até para usuários leigos como eu, e aproveito para agradecer pelo empenho e o bom trabalho não só da equipe UNDER-LINUX.ORG, mas de todos os usuários que presa pela finalidade de DIVIDIR PARA CONQUISTAR CONHECIMENTO E CLARO, não só compartilhando conhecimentos e dúvidas nesse fórum mas também compartilhando da FILOSOFIA SL/CA.
      Também há todos aqueles que se empenham em fazer desse espaço um lugar em que se vale a pena estar, a partir de hoje faço desse portal o meu jornal diário de Tecnologia e Pesquisa de desenvolvimento!

      Então a Todos os meus sinceros Parabéns e OBRIGADO !!!!!
      Essa é a nossa meta! Facilitar o acesso ao conhecimento, e incentivar a contribuição de nossos usuários com toda a Comunidade aqui no Portal Under-Linux. E obrigado pelos elogios à nossa equipe. Nós sempre estamos empenhados em trazer para todos vocês, as notícias, informações, e o conhecimento mais recente do que acontece no Brasil e no Mundo, quando o assunto é Linux e TI.

      E acompanhe sempre nossa Primeira Página. Além das notícias diárias, estamos sempre destacando os melhores posts, dos Blogs e dos Fóruns, que os usuários do Under-Linux criam e desenvolvem. Por sinal, sinta-se a vontade para criar o seu Blog também. Todos na Comunidade Under-Linux sempre tem uma área em que melhor possa contribuir. Nos ajude a tornar o Under-Linux um ponto de referência para toda a comundade de SL/CA, aqui no Brasil.
    1. Avatar de magnotec
      magnotec -
      @Code, eu que agradeço, e como disse antes estarei atento as novas noticias aqui.
      Valeu !!!!!!


      @Magnun, eu e que agradeço e esse já e um Portal de Sucesso, pois aqui tem usuário de sucesso a sim como vocês. Valeuuuu
    + Enviar Comentário