• Twitter Terá Aplicativo Oficial para Android

    Após ter adquirido a Atebits, empresa desenvolvedora dos apps Tweetie para iPhone e Mac OS X, e ser proprietária do primeiro aplicativo oficial para sua rede social de micro-blog, e por fim, ter deixado a comunidade de desenvolvedores de cabelo em pé, agora o Twitter anuncia mais uma notícia bombástica. Na Chirp, a conferência do Twitter, Evan Willians anunciou que a empresa iria lançar um aplicativo do Twitter para o Android. Ainda não está claro se o Twitter irá adquirir outra empresa desenvolvedora de apps para o sistema operacional para dispositivos móveis do Google, ou se criaria o seu próprio aplicativo.

    O Twitter já está se dedicando junto a Research in Motion (RIM) no desenvolvimento de aplicativos para a série de handsets da empresa, permitindo assim que seus usuários possam interagir de forma mais fácil com a rede social via aplicativo em seus gadgets, não precisando acessar o site oficial para sua comunicação e gerenciamento de suas contas no Twitter.

    Mas será que a empresa iria trabalhar junto ao Google para a criação de aplicativos do Twitter para o Android? E a comunidade de desenvolvedores, como fica? A cada dia que passa eles vêem uma enorme empresa, que antes deixava tudo na mão deles, agora passar por cima de todos, e ao mesmo dizer o quanto eles continuam sendo importantes para o futuro do Twitter.

    Não seira mais interessante para o Twitter utilizar o dev.twitter.com, o próprio canal de comunicação criado pela empresa para "estreitar" o relacionamento com os desenvolvedores, e focar com eles as necessidades da empresa para o mercado? Ou a futura política do Twitter, em nome da competitividade, será um simples "cada um por si..."?

    No sábado passado o Twitter anunciou a compra do Tweetie, um dos mais populares aplicativos para iPhone. A aquisição também permitiu a empresa tornar o aplicativo livre para todos os interessados em adquiri-lo. O nome do aplicativo também mudou, e ele passará a se chamar "Twitter para iPhone", e será rotulado como um app oficial da empresa para esse dispositivo.

    Já na sexta-feira, a empresa anunciou estar trabalhando em conjunto a TIM para o desenvolvimento de um aplicativo para o Twitter que rodasse em seus produtos como o BlackBerry. Essas ações de expansão da companhia vieram logo após um anúncio de Fred Wilson, um investidor do Twitter, afirmando que a empresa precisa parar de tapar buracos nos produtos para a rede social de micro-blog, e começar a criar apps "matadoras" para o Twitter permitindo que a empresa possa iniciar iniciar novos empreendimentos.

    E, após investir o mercado da Apple com app para e iPhone, e da RIM, com app para o BlackBerry, o Twitter avança mais neste tabuleiro, dessa vez em direção ao Android do Google. E essas ações levaram alguns desenvolvedores independentes a questionarem se Wilson estava insinuando que o Twitter poderia começar a preencher os buracos por si mesmo, deslocando aplicativos de terceiros para sua empresa, tornando-os oficiais. pelo jeito essa novela parece que não terá um final feliz, e quem provavelmente sairá perdendo serão os desenvolvedores independentes. É provável que toda essa reformulação de mercado acabe se transformando em uma verdadeira guerra de sobrevivência entre os desenvolvedores, onde só os mais fortes (ou com mais influências) sobreviverão.


    Notícias relacionadas:

    - Twitter Places para Geo-Localização
    - Twitter versus Desenvolvedores
    - Twitter Investindo em Dispositivos Móveis


    Links de Interesse:

    - Twitter Will Have An Official Android App