Qual a melhor distribuição para Firewall/Proxy ?
Boa tarde pessoal,
Estamos com projeto de migrar nosso serviço de Firewall de um software proprietário para uma distribuição Linux.
Agora vem a dúvida, qual a melhor e mais segura distribuição para fazer este serviço ?
RedHat, openSuse, Suse, Mandriva, Debian, Fedora, etc ???
Me deem uma opnião por favor...
Tudo vai depender de quanto tempo voce tem
Firewall é a peça mais sensível da sua rede, com ele funcionando todos de amam quando ele cai todos de odeiam.
Slackware,Debian são as minhas recomendação de uso livre ambos são extremamente estáveis e a documentação na internet é farta.
RedHat é a minha recomendação para distribuição Linux paga o suporte é bom e tem muito profissional no mercado.
Open/Net(BSD) São minhas recomendações para mundo BSD, são os mais portaveis e seguros sistemas operacionais que a falta do dinheiro vai lhe prover, abos trabalham com pf que é um filtro sensacional tem suporte a muitas features.
Ainda tem os bonitões fechados que são:
Ipcop - utilizei bastante funciona bem e tem um suporte extenso. (Linux/Iptables)
Pfsense - ultilizo bastante funciona muito bem tem um suporte mais restrito. (FreeBsd/PF)
Lembre-se que firewall não é so filtro de pacotes como dito anteriormente pelo nosso amigo, IDS, IPS, proxyes e muitos logs são peças fundamentais para que seu firewall só lhe traga alegrias e acredite que com um firewall "furado" voce vai precisar de neosaldina.
Abraço