Mikrotik parando comunicação com cliente
Olá a todos,
tenho o mikrotik em um PC/AP na torre (p4 1.6, 521mb, HD 10GB) não uso proxy, embaixo tenho um BFW fazendo somente loadbalance com 2 ADSL, o que acontece é o seguinte, do nada, o mikrotik pára de responder aos clientes não pinga de um pro outro em nenhum sentido, pra entrar pelo winbox só por mac, por ip não entra (o estranho é que ele continua atribuindo ip pelo dhcp) o ping do mikrotik para o BFW continua normal, e para internet também, esse problema acontece 4 ou 5 vezes por semana, e quando ocorre não volta sozinho e nem reiniciando o pc/ap, tenho que restaurar o backup do dia anterior pra voltar (agendei pra fazer backup todo dia) mas nem sempre volta restaurando o backup ai é uma luta, tem que ficar reiniciando e restaurando o backup até voltar, mas não é tão comum, o mais comum é voltar restaurando o backup, já desci ele da torre, formatei e o problema continua, antes eu usava ele em bridge com o BFW controlando tudo, (o hardware do pc/ap era o do bfw e vice-versa).
Obrigado a quem puder ajudar.
Acho que não é placa de rede
Se deixar o mikrotik direto no modem em bridge acontece a mesma coisa, acho que não é a placa de rede, porque o pc/ap continua com ping normal para o BFW, só por wirelless é que ele não responde mais, antes eu usava um pc/ap (P3 800MHz, 256MB) em bridge na torre e o BFW (P4 1.6, 512MB) controlando tudo embaixo, funcionava beleza, mas como a placa-mãe do Pentium3 tinha somente 3 slots pci e eu precisava colocar mais uma placa pci, então troquei as duas máquinas de lugar, deixei o BFW 3.0.208 fazendo só loadbalance com os modens em bridge.
Já formatei o mikrotik e deixei sem nenhuma regra além do necessário pra funcionar.
O estranho é que o pc/ap não trava, caso contrário não conseguiria entrar pelo winbox e restaurar o backup, e só reiniciando-o não volta a funcionar. Hà 15 minutos atrás aconteceu de novo, já é a terceira vez essa semana e as 3 vezes foram durante a madrugada (menos mal), mas já aconteceu durante o dia também na semana passada (fazem 15 dias que fiz essa mudança). Vcs acham que eu devo trocar a placa-mãe, memória ou outro ítem de hardware? porque acho que placa de rede e configuração não poderia ser né?
Agradeço a ajuda de vcs.
Acho que podem ser as pci wireless mesmo
Acho que vcs tem razão, mas uso 3 pci wirelless atheros AR5212 (2 samsung e 1 Greatek), uma em cada painel 120,só que notei uma coisa estranha que não liguei muito na hora, mas agora acho que pode ser isso, no pentium3, se eu colocasse uma placa samsung ou greatek (qualquer uma delas) funcionava numa boa, mas se eu colocasse 2 placas travava na tela do post da bios, tenho 2 PC`s pentium 3 e nos 2 acontecia isso, o estranho é que eu usava as 2 placas samsung nessa mesma placa de pentium3 e não acontecia isso, foi de uns tempos pra cá que começou a dar esse problema (tentei setar as irq's manualmente, resetei a bios, troquei a fonte, mas nada adiantou), mas nessa placa-mãe de P4 coloquei as 3 e funcionou, então não me preocupei, mas acho que tem algum problema com essas placas sim, já era pra ter desconfiado destas placas, vou procurar no mercadolivre, 3 placas pra substituir estas aqui, qual modelo vcs recomendam?
Assim que trocar as placas, posto o resultado aqui.
Valeu a ajuda...