NanoStation- Config na Aba Advanced
Amigos, na config dos Nanos, na aba advanced tem a opção de Rate Algorithim.
Tenho usado o meio termo EWMA com resultados bons.
Mas no manual do AirOs fala que em casos de links distantes, a escolha de Conservative seria mais indicado, já que fica menos sensível a perda de pacotes.
Textualmente diz:
The conservative rate algorithm provides the best case stability / robustness, but may compromise maximum throughput.
Como no caso de rádios clientes o throughput não é tão crítico, dei uma experimentada, mas não notei diferença. Não sei se é porque não está havendo perda de pacotes e daí o recurso não é exigido.
Alguém tem usado alguma destas opções além da tradicional EWMA que faz uma média das outras duas?
1 Anexo(s)
Re: NanoStation- Config na Aba Advanced
Bom dia amigo 1929,
Seguinte aqui nos so utilizamos a opção OPTIMISTIC, com a aba noise immunity marcada, esquecendo um pouco a teoria e passando para a parte pratica essa foi a opção que melhor nos atendeu nos enlaces, essa opção ewma fez com que nossa latencia fosse la pra cima então optamos em deixar optimistic mesmo temos elaces curtos de 3 a 5 km e dois mais longos entre 9 e 11 km e a media de pings varia de 1 a 3 ms, cada enlace consome em media 2,5 mbps com picos de ate 4 mbps.
Abraço espero ter ajudado
Anexo 14734
Citação:
Postado originalmente por
1929
Amigos, na config dos Nanos, na aba advanced tem a opção de Rate Algorithim.
Tenho usado o meio termo EWMA com resultados bons.
Mas no manual do AirOs fala que em casos de links distantes, a escolha de Conservative seria mais indicado, já que fica menos sensível a perda de pacotes.
Textualmente diz:
The conservative rate algorithm provides the best case stability / robustness, but may compromise maximum throughput.
Como no caso de rádios clientes o throughput não é tão crítico, dei uma experimentada, mas não notei diferença. Não sei se é porque não está havendo perda de pacotes e daí o recurso não é exigido.
Alguém tem usado alguma destas opções além da tradicional EWMA que faz uma média das outras duas?
Nos clientes tambem, não sei ao certo o que tem de diferença uma para a outra mais quando marca noise immunity em ambientes bem poluidos a latencia fica bem menor, então para nosso ambiente essa ficou a melhor opção, mais lembrando que pro seu ambiente pode não ser a melhor opção. O certo seria voce fazer o teste para qual vai melhor te atender
Abraços
Vinicius
Citação:
1929
E nos clientes também?
Citação:
whiskeyy
Bom dia amigo 1929,
Seguinte aqui nos so utilizamos a opção OPTIMISTIC, com a aba noise immunity marcada, esquecendo um pouco a teoria e passando para a parte pratica essa foi a opção que melhor nos atendeu nos enlaces, essa opção ewma fez com que nossa latencia fosse la pra cima então optamos em deixar optimistic mesmo temos elaces curtos de 3 a 5 km e dois mais longos entre 9 e 11 km e a media de pings varia de 1 a 3 ms, cada enlace consome em media 2,5 mbps com picos de ate 4 mbps.
Abraço espero ter ajudado
Anexo 14734
Uso nas minhas configs igual o amigo falou e pro meu cenário foi a melhor opção.