Re: Duvida no Gerenciamento
Ninguem para dar uma nobre opinião....
Amigo, tenho aqui esta topologia que vc está falando uso PPPoE, todos os meus POP's tem MKT lah eu faço tudo, autenticação, firewall, NAT (hoje não eh meu caso, pois agora tenho ASN) e os meus WDS estão ligados direto na rede válida.
utlizo essa topologia a algum tempo sem problema.
uso roteamento diretamente no pop, com hotspot e autenticação via radius.
uso também o protocolo de roteamento ospf para a troca dinâmica das rotas.
recomendo a utilização dessa topologia sempre...
Citação:
Postado originalmente por
geovane
Amigo, tenho aqui esta topologia que vc está falando uso PPPoE, todos os meus POP's tem MKT lah eu faço tudo, autenticação, firewall, NAT (hoje não eh meu caso, pois agora tenho ASN) e os meus WDS estão ligados direto na rede válida.
Obrigado Geovane,
Mais vc enfrentou algum problema, o meu maior medo é quando a rede crescer mais e mais e derepente ter que gerenciar 20 ou 30 rbs(gateway) na rede é o que mais me preocupa...
Mais uma vez obrigado...
Citação:
Postado originalmente por
iverton
utlizo essa topologia a algum tempo sem problema.
uso roteamento diretamente no pop, com hotspot e autenticação via radius.
uso também o protocolo de roteamento ospf para a troca dinâmica das rotas.
recomendo a utilização dessa topologia sempre...
Obrigado Iverton,
Colega eu estou quase convencido... tenho medo do gerenciamento, pois montei um plano de expansao para o meu provedor e ate o meio do ano pretendo chegar a mais 6 cidades e me preocupo com a quantidades de gateways (RBs) que terei... vc sente dificuldades no gerenciamento já que o mesmo não é centralizado diretamente...
Mais uma vez obrigado!!!!
Olha!!!
Tenho mais de 30 pop's assim e não tem problema, faço backup de tudo todos os dias automaticamente, preferi assim pq deste jeito não tenho que colocar uma RB1000 ou um Computador para fazer a autenticação, do jeito que está fica tudo descentralizado.
Me adiciona no msn geovane arroba sdnet com br
não sinto deficuldade nenhuma amigo, acho que isso decomplica a rede um monte.
terá várias redes onde com um monitoramento snmp, como o cacti, terá na hora todas as caracteristicas dessa rede e poderá saber exatamente o que se passa no local, assim como se tiver algum problema em um ponto de acesso ele será apenas neste local, pois ja tive problemas e, rede bridge, onde um cliente com o radio zicado derrubava toda a rede, mas toda a rede mesmo, até conseguirmos achar o infeliz foi um pois ficavamos até sem acesso aos pops, uma loucura. sem mais delongar acho que com um bom monitoramento terás uma topologia onde teu unico emcomodo será monitoramento dela.