1 Anexo(s)
Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos
Ola Pessoal, estou aqui hoje pedindo a opniao e a ajuda de vcs hoje pois estou com uma tremenda duvida.
Tenho atualmente um link via wireless vindo de uma empresa e que por viabilidade teve que ser instalado em uma repetidora nossa.
O fato é que nessa repetidora eu tenho um ponto a ponto passando o sinal do meu provedor para os clientes, e também tive que fazer outro ponto a ponto jogando esse link para o meu provedor (veja a imagem)
A minha a minha intenção é retirar esses 2 ponto a ponto com antenas diferentes e utilizar um par de nanobridge m5 passando o link e os clientes ao mesmo tempo. isso é possivel? (veja a imagem)
Anexo 46218
Dessa forma vou conseguir eliminar 1 par de antenas em cada torre, e deixar o visual mais agradavel do que aquele monte de antenas fazendo ponto a ponto.
Aguardo a opniao de todos a a ajuda será bem vinda.
Re: Enlace ou Ponto a Ponto passando Link e clientes juntos
Amigo, se utilizar uma rb450g ou 750g pode fazer isso sem precisar fazer o link viajar e depois voltar, basta fazer a autenticação dos clientes da torre de entrada do link na rb450, ai faz um roteamento comum para o transporte do link até sua torre central. Respondendo sua pergunta. com Milrotik ou com roteador cisco você consegue sim.
Não dá dessa forma, pois esse link tem que chegar no servidor primeiro, pois la eu faço o balance dele e o gerenciamento é feito pelo myauth.
Algum mais tem alguma ideia, se esse método de usar a nano bridge vai prejudicar minha rede em algum momento passando os clientes e voltando o link.
Obrigado
André
A solução dos seus problemas chama-se VLAN!.
Espero ter ajudado.
obrigado ueslei, eu imaginei isso, usar uma switch com vlan numa ponta e outra do outro lado, mas no nanobridge ele tem essa função, pois teria que fazer 2 vlan, 1 para passar o link e outra para passar os clientes.
A melhor alternativa para você é usar duas RB's, uma de cada lado. E deixar o enlace como AP+WDS.
Espero ter ajudado.
Uesley, no caso eu poderia utilizar uma RB750g em baixo de cada nano, e deles eu tiro o link e retorno os clientes, como esta no meu segundo desenho,
Vlan no mkt, nada de switch com vlan...
E uma vlan pra cada porta envolvida. (RB, NANOBRIDGE, BALLANCE E ETC)
Nano Bridge em Bridge WDS duas RB 750 com EoIP Tunel...
Assim tenho aki com trafego de link e ligação para varias empresas pois alem de internet vendo solução Matriz filial para varias empresas em 5 cidades que atendemos...
Citação:
Postado originalmente por
infoservwireless
Nano Bridge em Bridge WDS duas RB 750 com EoIP Tunel...
Assim tenho aki com trafego de link e ligação para varias empresas pois alem de internet vendo solução Matriz filial para varias empresas em 5 cidades que atendemos...
Lisandro Oliveira,
Passa pra mim o esquema de fazer o EoIP Tunel
Obrigado
André
Eu acho tao mais pratico ter tudo separado, sem gargalo, sem ocilações e sem contar que se parar o enlace nao para tudo, apenas a parte com problema... mas realmente da pra fazer como mencionado.