Re: QoS e HTB no Mikrotik
Amigo aqui usamos QoS priorizando tráfego, dou prioridade a abrir mais rápido as páginas, depois os vídeos, downloads por último, enfim, QoS por tráfego mesmo, caso deseje lhe envio as regras que utilizo, e também por layer, mas a RB que cuida disso é uma 1100AHx2.
No meu caso aqui, garantir um mínimo de banda em horários de pico, é quando a internet fica lenta no geral, então se o cliente assina 1mb e você garante apenas 300k e ele medir a conexão neste horário, ele irá medir os 300k que estão garantidos e depois lhe reclamar que assina 1mb e recebe 300k, só um exemplo, para resolver esse empasse também dá para se utilizar o Overbust, resolve esse pepino. Pois geralmente clientes não lê-em nos contrato que a velocidade é DE ATÉ tal valor, eles acham que têm planos dedicados por 30, 40, 50 reais.
Abraço.
Cara, adoraria ver suas regras pra eu estudar. Também tenho uma 1100AHx2 aqui.
Obrigado.
@danilopereira disponibiliza ai pra nós =)
Citação:
Postado originalmente por
danilopereira
Amigo aqui usamos QoS priorizando tráfego, dou prioridade a abrir mais rápido as páginas, depois os vídeos, downloads por último, enfim, QoS por tráfego mesmo, caso deseje lhe envio as regras que utilizo, e também por layer, mas a RB que cuida disso é uma 1100AHx2.
Gostaria de saber mais a respeito sobre isso ^^
Interessante
Pessoal estou respondendo agora pelo telefone, quando estiver em casa mando as regras sim, adianto que peguei as mesmas aqui no fórum mesmo e no site da Mikrotik mesmo. Até mais tarde. Abraço.
Valeu Danilo. Se não for pedir demais, posta também o mangle. Estou enfrentando dificuldades nessa parte também.
Citação:
brunobelas
Segue abaixo...
Citação:
Marco0
Valeu Danilo. Se não for pedir demais, posta também o mangle. Estou enfrentando dificuldades nessa parte também.
Estou postando abaixo, tudo o que estou utilizando aqui em relação a QoS.
Citação:
Marco0
Cara, adoraria ver suas regras pra eu estudar. Também tenho uma 1100AHx2 aqui.
Obrigado.
Marco para o número de clientes que eu tenho, a 1100AHx2 está segurando muito bem com essas regras que estou postando.
Citação:
Arthur Bernardes
Olá Danilo, também estou interessado em ver seu firewall com QoS! Está usando a versão 5.x ou 6.x?
Arthur estou usando a 5.24, é a que veio na RB, como estava estável e funcionando perfeito, optei por não mexer nela.
Agora, vamos as regras. Pessoal eu não criei nada (obvio... mas não custa deixar claro), eu estou utilizando as regras de acordo com o que eu preciso, pesquisei aqui no fórum mesmo, com o técnico que nos dá suporte deu uma revisada também e aqui está o link para os dois scripts que utilizamos:
http://gregsowell.com/?p=4665 - Script para Mikrotik que inclui também prioridades para jogos de XBox, LoL, PlayStation Network entre outros, além de videos streaming e downloads.
http://wiki.mikrotik.com/wiki/Basic_...er-7_protocols - Essas são da própria Mikrotik, regras baseadas em Layer 7 como já cita no link.
Espero ter colaborado para o fórum, mas estes links que postei aqui tenho quase certeza de já ter aqui no Under, mas mesmo assim, segue eles ai.
Abraço a todos.
Olá danilopereira, só uma pergunta: está usando o QoS na mesma RB que concentra os seus clientes, ou está em paralelo ?
Ex: rb-QoS--->rb concentrador.