Bom dia galera do under,
estou se batendo a dias para tentar resolver esse meu problema, vamos ver se alguém me da uma luz ai.
Preciso criar um controle de download para os "comedores de banda" q ficam baixando arquivos ou torrent dia e noite.
ex: cliente com plano de 1m conseguir fazer download no máximo a 600k, cliente com 2m conseguir download com 1200k e assim sucessivamente.
aqui marco os pacotes UDP (para controlar torrent), p2p, e aquivos com mais de 50mbCitação:
add action=mark-packet chain=postrouting comment=\
"Controle do Trafego download UDP/P2P/ > 50Mb 1mb #################" disabled=no \
dst-address-list=1Mbps new-packet-mark=udp_Down_rede1Mb passthrough=no port=!53 protocol=udp
add action=mark-packet chain=postrouting disabled=no dst-address-list=1Mbps new-packet-mark=udp_Down_rede1Mb p2p=\
all-p2p passthrough=no
add action=mark-packet chain=postrouting connection-bytes=50000000-4294967295 disabled=no dst-address-list=1Mbps \
new-packet-mark=udp_Down_rede1Mb passthrough=no protocol=tcp
aqui crie uma queue type com limite de 600k para limitar por cliente de 1mb.Citação:
add kind=pcq name=udp_p2p_down_1MB pcq-burst-rate=0 pcq-burst-threshold=0 pcq-burst-time=10s pcq-classifier=dst-address pcq-dst-address-mask=32 \
pcq-dst-address6-mask=64 pcq-limit=50 pcq-rate=600k pcq-src-address-mask=32 pcq-src-address6-mask=64 pcq-total-limit=2000
add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=yes limit-at=0 max-limit=0 name=udp_p2p_Down_1MB packet-mark=udp_Down_rede1Mb parent=\
global-out priority=8 queue=udp_p2p_down_1MB
o problema é quando o cliente está fazendo um download e/ou torrent e continua usando a internet, por ex um video do youtube,
o cliente acaba recebendo os 600k q entrou no controle + 1m do controle de banda, tornando um tiro no pé essa tentativa de limitar esse downloads.
eu poderia fazer esse controle no roteador de borda por ip, mas como forneço ip valido (dinâmico ou fixo) para todos os cliente nao saberei se tal cliente que esta conectado com tal ip usa plano de 1mb ou de 10mb e a unica maneira que se qual ip esta conectado no plano é pelo address lists no concentrador.
a rede esta assim:
Roteador Borda
V
Concentrador PPPoE
V
Rbs fazendo ospf + mpls
todos os cliente se autenticam num único concentrador central.
desde já agradeço a atença de todos.