1 Anexo(s)
Rede EoIP para trasporte de link
Na imagem a baixo tenho uma rede e preciso fazer um transporte de link entre a torre 5 direto para a torre4, pensei em fazer por EoIP, minha duvida se isso seria a melhor opção, o que o pessoal pode me ajudar, lembrando que minha rede é toda roteada OSPF.
Ai deixaria uma banda do enlace da Torre2 para borda, pra torre2, e o outro da torre4 passaria pelo EoIP
Anexo 65374
Re: Rede EoIP para trasporte de link
Citação:
Postado originalmente por
infor3
Na imagem a baixo tenho uma rede e preciso fazer um transporte de link entre a torre 5 direto para a torre4, pensei em fazer por EoIP, minha duvida se isso seria a melhor opção, o que o pessoal pode me ajudar, lembrando que minha rede é toda roteada OSPF.
Ai deixaria uma banda do enlace da Torre2 para borda, pra torre2, e o outro da torre4 passaria pelo EoIP
Anexo 65374
EoIP tem um overhead enorme, precisa que sua rede tenha um MTU que comporte esse overhead para conseguir manter os 1500 bytes do cliente à Internet sem fragmentações.
Nesse caso, como tem apenas um roteador no caminho, eu acho melhor fazer uma VLAN entre Torre 5 e Torre 2 e outra entre Torre 5 e Torre 4 e fazer uma bridge entre as duas na Torre 5.
EoIP é para último caso, quando tem muitos roteadores no caminho (embora eu prefira ter o trabalho de criar as VLANs e bridges do que usar EoIP) ou quando o túnel passa por uma rede que não está sob seu controle. Antes disso tem várias outras soluções, incluindo VPLS, mas é exagero implementar MPLS no seu caso apenas para isso, ainda mais tendo apenas 1 roteador no meio.
Correto, fiz a questão da Vlan mesmo, o EoIP era apenas uma duvida e queria ver se dava certo, mais engraçado que tentei com o EoIP mais parece que não deu certo, para subir o ospf nele não ficou bacana, mais o vlan funcionou normalmente sem problema, obrigado pelas dicas.
Apesar de todos os fatores o mpls/vpls é um ótimo caminho recomendo que estude sobre ele e após faça a implantação é o futuro para os pequenos provedores
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App