Central Telefonica, VOIP ou Não ?
Pessoal, Boa tarde a todos,
vou colocar uma central telefônica na minha empresa, para deixar tudo organizado, com ramais e mensagens eletrônicas automáticas, porém estou com uma duvida enorme se faço um VOIP interno ou não, o que vcs acham ? e se a dica for voip, qual software e etc usar ?
Re: Central Telefonica, VOIP ou Não ?
VoIP interno sem dúvida. A não ser que não tenha uma rede boa.
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
Citação:
Postado originalmente por
eduardomazolini
VoIP interno sem dúvida. A não ser que não tenha uma rede boa.
a rede é boa, mas eu não entendo nada de VOIP, pode me dar uma direção de onde estudar ou quais equipamentos teoricamente eu tenho que ter pra fazer funcionar ?
Voip com certeza!
Software é o Elastix
Hardware, depende do que precisa. Se receber o trunk já IP, só precisa comprar os aparelhos IP ou softphones.
Se vier analógico ou E1, tem de comprar gateways.
Se quiser usar ramais analógicos, mais gateways, mas é simples.
Tem os gateways GSM também para ligar através de celular
Citação:
fhayashi
Voip com certeza!
Software é o Elastix
Hardware, depende do que precisa. Se receber o trunk já IP, só precisa comprar os aparelhos IP ou softphones.
Se vier analógico ou E1, tem de comprar gateways.
Se quiser usar ramais analógicos, mais gateways, mas é simples.
Tem os gateways GSM também para ligar através de celular
acho que vou ter que comprar os Gateways, porq aqui eu n tenho ngm pra me entregar nada de VOIP, mas me diz aii, com esse Gateway como vou transformar em voip ? tem que ser um Gateway que vai pegar tipo o gsm e transformar, ou tenho que sincronizar esse Gateway com o software que vc falou ?
[entendo nada de voip, foi mal..kk]
Opa, sem problemas.
Dá uma lida nesse texto (bem curto) que vc vai entender tudo que vai precisar plugar na sua rede pra rodar sua central.
http://blog.twsolutions.com.br/difer...p-e-softphone/
O protocolo SIP mais usado hoje que você deve ser capaz de usar em algum momento e seu equipamento tem que compatível.
VoIP precisa de priorização na rede não importa o quanto acha que está sobrando de banda. Tem que saber e configurar as seguintes sopinhas de letras:
Differentiated Services Code Point (DSCP)
Per-Hop Behavior ( PHB)
Expedited Forwarding (EF)
Melhor ainda se puder separar uma VLAN pro VoIP e priorizar a VLAN. Ou ainda mapear o DSCP pra prioridade de VLAN.
Procure conhecer o Asterisk um software que faz função de PABX. Procure Elastix uma distribuição do Asterisk.
Procure alguns fornecedores de baixo custo:
Yealink - recomendo telefone
Grandstream
Linksys - gateway para 1 linha analógica 1 telefone recomendo SPA3102
GOIP gateway GSM barato, mas chinês que vem bastante do Paraguai.
Medio:
AudioCodes - recomendo muito os gateways para E1
Alto:
Avaya - trabalhei por mais de 10 anos sou suspeito.
Cisco
Procure software telefone (softphone) gratuito x-Lite da CounterPath ou a versão paga Bria.
Gratuito pra Android Zoiper.
Não recomendei de propósito Intelbras. Não vou escrever os motivos.
Você poderia me dizer onde consigo achar informações sobre como usar o SPA3102 em FXO, pois não é fácil encontrar detalhes de configuração.
perdoe pelo post, mas são poucos que trabalham com voip e gostam de postar no under.
Abraços
Citação:
eduardomazolini
O protocolo SIP mais usado hoje que você deve ser capaz de usar em algum momento e seu equipamento tem que compatível.
VoIP precisa de priorização na rede não importa o quanto acha que está sobrando de banda. Tem que saber e configurar as seguintes sopinhas de letras:
Differentiated Services Code Point (DSCP)
Per-Hop Behavior ( PHB)
Expedited Forwarding (EF)
Melhor ainda se puder separar uma VLAN pro VoIP e priorizar a VLAN. Ou ainda mapear o DSCP pra prioridade de VLAN.
Procure conhecer o Asterisk um software que faz função de PABX. Procure Elastix uma distribuição do Asterisk.
Procure alguns fornecedores de baixo custo:
Yealink - recomendo telefone
Grandstream
Linksys - gateway para 1 linha analógica 1 telefone recomendo SPA3102
GOIP gateway GSM barato, mas chinês que vem bastante do Paraguai.
Medio:
AudioCodes - recomendo muito os gateways para E1
Alto:
Avaya - trabalhei por mais de 10 anos sou suspeito.
Cisco
Procure software telefone (softphone) gratuito x-Lite da CounterPath ou a versão paga Bria.
Gratuito pra Android Zoiper.
Não recomendei de propósito Intelbras. Não vou escrever os motivos.
Citação:
fhayashi
Beleza amigo, muito obrigado pela ajuda !!
O Sip e um protocolo baseado em texto como HTTP.
Mas tem muito detalhe de diferenças de implantação.
Pra debugar ele o melhor é o wireshark.
Tem muito problema com NAT e rede ruim.
Imagina eu te ensinar a configurar um roteador doméstico e simples mas cada um tem uma tela diferente.
Agora imagina isso se você não soubesse o que é Nat ou máscara de rede ou mesmo o que é IP.
Aprenda o que é FXO, FXS. Faz algo básico com elastix e um softphone.
Depois procure aprender SIP.
A maioria das perguntas as pessoas não postam as mensagens SIP. As pessoas não conhecem nada. É muito difícil ajudar com voip. Ainda mais com pouco conhecimento.
@eduardomazolini,
Como a dúvida é se usa ou não uma central IP, entendo que o objetivo não seria atender ramais fora da rede. Portanto, fica bem tranquila a implantação sem precisar se preocupar muito com a LAN, desde que não esteja muuito ruim.
Esteja pronto pro futuro implante pabx IP com suporte a SIP. Se a rede for ruim caminhe pro futuro também e melhore.
Fui dar uma olhada nesses treinamentos da PbSys, será que são confiáveis? tem muita gente reclamando de pagar e não receber a acessoria nem os cursos.
O que você acha?
Citação:
ab5x2
Se você não tem experiência, sugiro que invista em treinamentos de Elastix ou contrate uma consultoria.
Consultoria e treinamentos bons são os da PbSys, o Pedroso é um fera em telefonia.
Sent from my iPhone using
UnderLinux
Boa tarde amigo, voce pode optar pelo snep da opens que tambem tem o suporte pago caso precise e é de facil configuração, se houver possibilidade, faça um curso na v.office de Florianópolis, pois voce terá ótimos instrutores. Sobre a implantação se sua rede estiver ok será bem tranquila
obrigado a voces as dicas, vou conferir qual é o mais pratico pra mim aqui.