Re: Banda Mínima Garantida
Para isso, faça conforme o Caio ensina nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Wplzhh7KHzY
Não entendi porque ele criou vários servidores PPPoE.
Quando o user autentica e já tem o profile associado à uma queue, já não cairia direto dentro da árvore?
Entendi a lógica do processo. Vou fazer aqui e envio os resultados. Obrigado.
Enviado via MI 5 usando UnderLinux App
Citação:
Postado originalmente por
fhayashi
Não entendi porque ele criou vários servidores PPPoE.
Quando o user autentica e já tem o profile associado à uma queue, já não cairia direto dentro da árvore?
Não, sem o profile especificando a parent queue, a queue do cliente vai para fora da árvore HTB.
Infelizmente MikroTik não suporta que a queue pai seja informada via Radius, uma vez que isso facilitaria MUITO e dispensaria a necessidade desses perfis (exceto em casos onde não é usado Radius, onde a única solução é os perfis mesmo). Com atributo por Radius, esse método poderia, inclusive, funcionar com Hotspot, uma vez que não há nada como um "service name" configurável em cliente nessa forma.
Pois é, nunca vi essa opção de service name na configuração do PPPoE de roteadores caseiros. Como funcionaria? Existe um Default que ele pegaria?
Citação:
Postado originalmente por
ab5x2
A respeito do Radius, não precisa um profile para cada plano de velocidade, definindo no profile padrão do PPPoE a Parent Queue, via Radius você informa a garantia de banda do cliente. Uso em alguns locais assim, essa semana explico com mais tempo.
Sent from my iPhone using
UnderLinux
Definindo a Parent Queue no perfil padrão vai colocar todos clientes embaixo da mesma, o que é diferente da forma como o Caio ensina. Ou você quis dizer que é possível obter o mesmo resultado sem ter Parent Queues diferentes para cada plano?
A vantagem do Parent Queue sendo informado via Radius é ter os clientes naquela forma como o Caio faz (um parent por plano), sem ter que configurar service name nos clientes (no caso de PPPoE) e ainda funcionar com Hotspot e outras formas de autenticação.
Alguém testou esse vídeo?
Acho que tem um pequeno erro quanto ao target ele coloca 2 filas hierárquicamente iguais no meu teste apesar de colocar os pppoe dentro da segunda fila não funcionou pois ele leu a primeira e direcionou o tráfego pra ela.
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
Fiz o teste aqui e por enquanto ta funcionando sim. Fiz a regra geral pra toda a faixa de ip do servidor dhcp e fiz uma regra de banda mínima necessária pro ip que precisava com o parent da regra geral.
Enviado via MI 5 usando UnderLinux App
O que questionei são duas regras com o mesmo range de IP. Comercial e residêncial
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk