TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?
Prezad@s,
Seguem detalhes sobre a rede na qual estou precisando de suporte:
1) Topologia da rede: a) Modem (TP-Link 8816, v8); b) Roteador (Apple Time Capsule, modelo A1470); c) Servidor Mac mini rodando OS X Server Mavericks, versão 3.2.2; d) clientes (Macs; PCs; Smartphones; Tabletes e Impressoras)
2) Configuração atual da rede: a) TP-Link 8816 = modo roteador (IP: 192.168.1.1); b) Apple Time Capsule = modo ponte (IP: 192.168.1.10); c) Servidor = gerenciamento DHCP; DNS; Pastas compartilhadas etc. (faixa de IPs: de 192.168.1.20 a 192.168.1.200)
3) Operadora de Internet: Oi Velox, ADSL, Plano de 10MB, em Teresina-PI (autenticação via PPPoE [usuário: oi@oi; senha: oioi]; VPI = 0; VCI = 33)
Como preciso configurar a rede?
Deixar o modem TP-Link como "ponte" e autenticar a conexão via PPPoE pelo Time Capsule.
Que problema impede que a rede seja configuração desta maneira?
Apesar de ter configurando corretamente o modem TP-Link em "modo ponte", o Time Capsule não consegue autenticar a conexão via PPPoE.
Que procedimento foi realizado para testar a comunicação entre os dispositivos?
Tentei configurar o acesso PPPoE colocando o modem TP-Link em "modo ponte" e ligando-o via cabo no servidor. Criei uma conexão PPPoE no sistema operacional, entretanto, não é possível estabelece-la (nunca foi firmada qualquer conexão).
Pergunta:
Existe alguma configuração adicional de IPs; porta; gateway etc. que devo realizar diretamente no modem para fazer com que haja comunicação entre ele e o roteador (ou computador)?
De antemão, agradeço pelas informações/sugestões.
Re: TP-Link 8816 (modo bridge)+Time Capsule (roteador)+Oi Velox, como fazer?
Amigo... a maneira mais facil de fazer funcionar essas tranqueiras da Oi é da seguinte forma: modem autenticando. Modem com dhcp desligado. Roteador acessando modem com IP fixo...
Aumenta a latência em 1ms. Não sei porque raios alguns setores de Adsl da Oi não estão permitindo conexão PPOE via bridge no modem.
Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
Citação:
Postado originalmente por
Thiag0Ca6ral
Sim, Sphreak, estou utilizando exatamente desta maneira, com o modem autenticando a conexão (só funciona desta maneira aqui). O DHCP está desativado no modem e o roteador acessa o modem por meio do IP fixo padrão [192.168.1.1], está correto?
Ainda assim, você sugere aumentar a latência em 1ms? Se sim, como você sugeriria que eu o fizesse?
Estou me conformando com a situação do modem autenticando a conexão... na minha localidade, a única conexão à internet via ADSL é a da Oi, ou seja, sem outras opções disponíveis até o momento.
Muito obrigado, desde já!
Não amigo... Quando disse que aumenta a latência em 1ms não é de você aumentar. É a configuração no modo que expliquei deixa a latência maior em cerca de 1ms. O que não ocorreria se o modem funcionasse em bridge, pois os pacotes de dados chegariam direto no roteador sem passar pelo IP do modem.... Só isso.
Como te disse. Não sei se são alguns DSlans da Oi que são chatos, mas só funcionam realmente se a autenticação vier direto do modem.
Agora dei uma olhada nas especificações de alguns modens TPLink e percebi que ele tem vários túneis de autenticação ADSL. Quando você configura ele no modo rápido, a configuração valida vai para posição 2 (PVC 1 se não me engano) ... Você teria que editar esse PVC ativo (o que está UP nas informacoes do modem) para bridge e verificar se o VPI/VCI estão corretos conforme sua região. (No sul é 0/35). Feito isso ele vai só sincronizar o ADSL e o PPOE fica por conta do roteador...
Nossa, faz tempo que não autentico no Velox, uns 2 anos mas veja se não é porque ele limita a apenas um MAC address.
1 Anexo(s)
Citação:
Postado originalmente por
fhayashi
veja se não é porque ele limita a apenas um MAC address.
O TP-Link permite cadastrar até 10 endereços MAC, ou seja, não é esse o caso...
Fiz um chamado com o suporte técnico avançado da Oi via acesso remoto e, mesmo assim, o técnico não soube dizer o motivo pelo qual está havendo esta falta de comunicação entre os equipamentos. Eu estou trabalhando em novas tentativas e mais sugestões são muito bem-vindas.
Amigo, conseguiu configurar seu modem e Roteador TP-Link?
Observe se os IPs não estão na mesma faixa.
Somente o modem no PC conecta? Configurando ele como roteador?
Enviado via XT1040 usando UnderLinux App
Pessoal,
Eu testei substituindo o TP-Link por um D-Link DSL 2750E configurado em modo ponte e a conexão funcionou de maneira estável por alguns dias, entretanto, a cada queda na conexão o Time Capsule demorava vários minutos - e às vezes horas - para autenticar via PPPoE novamente, fato que me forçou a configurá-lo novamente em modo ponte.
Buscando as razões para tal problema no Time Capsule, descobri que isso tem relação à configuração padrão de MTU escolhida pela Apple (MTU = 1500), sendo que no TP-Link o padrão é 1480 e no D-Link 1496.
Nos testes que fiz aqui na minha rede, o MTU ideal é o valor de 1440 e a conexão praticamente não oscila nem cai. Todavia, a arquitetura fechada da Apple impede que o valor de 1500 seja alterado diretamente no roteador. Assim, caso o usuário necessite configurar portas para situação de jogos on-line, certamente, o Time Capsule está longe de ser o roteador ideal, mesmo oferecendo uma excelente conexão sem fio e backup automático para computadores macOS.
Uma alternativa seria autenticar PPPoE diretamente no mac e compartilhar a conexão via cabo Ethernet à porta WAN do Time Capsule, mas, para isso, eu precisaria de duas portas Ethernet disponíveis no meu servidor (só possuo uma e eu teria que adquirir um adaptador USB Ethernet para isso). Não sei se isso é, de fato, viável. Alguém teria uma nova sugestão?