Re: Ajuda em Segunda Torre
sua rede é roteada ou todo em bridige?
se for em bridige, basta colocar um ap e um switch na torre que você quer atender e todos os seus clientes vão chegar ate sua torre central.
Bom dia ilustre,
Com à experiência que eu tenho o ideal seria um PTP e uma nova RB para autenticar esses clientes nessa nova torre ou seja uma RB para cada torre de-modos a reduzir as latências e deixar a rede mais folgada de banda e usar recomendada-mente um servidor Radius tipo MK-Auth pra começar de-modos a centralizar as autenticações (base de dados) isso vai te ajudar a saber quem esta conectado em que sector RB. Instalas o TheDuDe que free no site da Mikrotik para monitorar todas RBs e Rádios.
e tem mais evita usar Ominis ela espalha muito sinal e distorcido sem foco o teu trhougput de certeza que é muito instável e não só ele dificulta a expanção caso haja mais clientes. O ideal é usar sectoriais
Tem vários modos, como foram citados.
O mais simples é fazer o ap da torre que já está funcionando, conectar com a outra torre.
Isso é feito configuranco os dois ap em cada torre como AP+WDS. Mesmo canal, mesmo SSID e mesma chave de criptografia.
Mas isso vai te dar problemas também com crescimento. Pois o primeiro AP vai ter que trabalhar para atender os clientes dele e ainda repassar comunicação com o AP da outra torre. Se o primeiro AP tiver muitos clientes ele pode não conseguir fazer tudo isso com qualidade. E se colocar AP que aguenta mais pps vai ter que procurar um AP mais robusto.
A outra maneira que também é simples é você fazer um ponto a ponto em separado para a segunda torre conectar na primeira. Assim o AP da primeira torre continua trabalhando como já está sem sobrecarga.
Daí na segunda torre coloca outro AP para receber o sinal que chega pelo ponto a ponto. E coloca outro canal, outro SSID para ficar mais organizado.
Deste modo todos os clientes vão continuar chegando no teu servidor centralizado.
A outra opção é o uso de autenticação em cada torre, como foi comentado. Ou centralizar a autenticação por Vlan
Agora o que você não deve fazer é manter os clientes em bridge. Cliente precisa ser roteado, separado da sua rede.
E assim vai subindo na escala de melhoramentos da rede.
Citação:
Postado originalmente por
1929
Tem vários modos, como foram citados.
O mais simples é fazer o ap da torre que já está funcionando, conectar com a outra torre.
Isso é feito configuranco os dois ap em cada torre como AP+WDS. Mesmo canal, mesmo SSID e mesma chave de criptografia.
Mas isso vai te dar problemas também com crescimento. Pois o primeiro AP vai ter que trabalhar para atender os clientes dele e ainda repassar comunicação com o AP da outra torre. Se o primeiro AP tiver muitos clientes ele pode não conseguir fazer tudo isso com qualidade. E se colocar AP que aguenta mais pps vai ter que procurar um AP mais robusto.
A outra maneira que também é simples é você fazer um ponto a ponto em separado para a segunda torre conectar na primeira. Assim o AP da primeira torre continua trabalhando como já está sem sobrecarga.
Daí na segunda torre coloca outro AP para receber o sinal que chega pelo ponto a ponto. E coloca outro canal, outro SSID para ficar mais organizado.
Deste modo todos os clientes vão continuar chegando no teu servidor centralizado.
A outra opção é o uso de autenticação em cada torre, como foi comentado. Ou centralizar a autenticação por Vlan
Agora o que você não deve fazer é manter os clientes em bridge. Cliente precisa ser roteado, separado da sua rede.
E assim vai subindo na escala de melhoramentos da rede.
A minha ideia a principio foi, de fazer um PTP (ligado na Omnitik, já que tem mais 4 saídas livres). e na segunda torre ligar a antena que está recebendo o PTP no caso a SXT ligar em um Switch (SXT Configurada com para rotear com outra range de IP) junto com as outras 2 SXT que são para PTP e talvez no futuro mais uma Omnitik na segunda torre também.
PS: Eu acredito que painéis setorial na localização da minha torre "Central" não é a melhor pedida pois estou em uma parte bem baixa da cidade.
faz um ptp para outra torre, deixa com switch e sua ominitik, e na primeira torre coloca uma única rb pra gerenciar, fazendo VLAN, ou MPLS/OPSF
Olá Só novo nesse mundo mais eu andei vendendo vários post
Tô pesando de fazer um assim
Compra uma br750gr3 + omnitik
Vc poderia me fala vai Rb e omnitik vc usa e quantos cliente ela suporta
Agradecer de puder me ajudar
Citação:
Postado originalmente por
jac1el
Olá Só novo nesse mundo mais eu andei vendendo vários post
Tô pesando de fazer um assim
Compra uma br750gr3 + omnitik
Vc poderia me fala vai Rb e omnitik vc usa e quantos cliente ela suporta
Agradecer de puder me ajudar
Que equipamento é esse que pretende usar com ominitik?
Omnitik U-5Hnd
só leigo no assunto mais vi que essa e atual do mikrotik
br750gr3 não seria uma RB 750?
Omnitik U-5Hnd
só leigo no assunto mais vi que essa e atual do mikrotik
sim essa Rb750 e pra min coloca no lugar do meu roteador https://routerboard.com/rb750gr3
esse omnitik essa pra mim usar para transmitir https://routerboard.com/RBOmniTikG-5HacD
a pergunta a eu preciso das duas
na minha rede fica os 10 a 15 celular 3 pc
atual uso roteador normal e um nanostation5
principal motivo da mudança e pode controlar a acesso e controle de bando
internet 15 mega
qual aparelho você me indica a compra para atendo esse povo
não sei se eu explique bem mais agradeço ajuda
Sugiro olhar uns videos no youtube, quem seja leigo no assunto!
Pelo menos faça isso!
Se vc entende aí dos equipamentos que eu citei agradeço a ajuda
Quero saber se tenho que compra os dois equipamento
Ou só um já vai fazer o trabalho
Me desculpe por não saber explicar
Agradeço pelo ajuda
só 15 clientes, a omnitik da conta