Bloqueio de DHCP para clientes não identificados.
Boa tarde pessoal,
estou procurando uma forma de bloqueio de rede e acesso a internet para computadores fora do meu domínio, ou lista cadastrada no mikrotik.
Seguinte... tenho uma rede toda cabeada e quando recebo a visita de algum cliente o mesmo chega sem avisar, coloca o cabo e navega sem maiores problemas.
Gostaria de alguma forma de bloquear a navegação e até mesmo a distribuição de ip para computadores não identificados por mim.
É possível??
Se ja tiver um tópico desse me desculpem, mas só achei de bloqueio de DHCP de cliente externo :(
Desde já agradeço.
Abs
Re: Bloqueio de DHCP para clientes não identificados.
Por mac
Fixa todos os leases depois muda o dhcp pra static only onde fica o pool.
Voce usa DHCP-Server geralmente?
Se sim, voce pode parar de usar DHCP-Server, apenas deixa um bloco de IP setado nos Adresses e seta IP fixo nas suas maquinas
Citação:
Postado originalmente por
eduardomazolini
Por mac
Fixa todos os leases depois muda o dhcp pra static only onde fica o pool.
Somente isso não adianta. Vai impedir apenas que alguém coloque IP manual, mas vai continuar pegando pelo DHCP e comunicando. Além do que você sugeriu, tem que alterar o pool do servidor DHCP para "static-only", para que apenas os registrados nos leases recebam IP.
Citação:
TsouzaR
Somente isso não adianta. Vai impedir apenas que alguém coloque IP manual, mas vai continuar pegando pelo DHCP e comunicando. Além do que você sugeriu, tem que alterar o pool do servidor DHCP para "static-only", para que apenas os registrados nos leases recebam IP.
Era o que queria dizer com 'muda o dhcp pra static only onde fica o pool'
Mas pra melhorar ainda mais marque a opção add arp for leases.
E na interface mude a opção do arp pra replay-only onde normal está enable.
Com isso nenhum ip fixo vai funcionar.
Citação:
eduardomazolini
Era o que queria dizer com 'muda o dhcp pra static only onde fica o pool'
Mas pra melhorar ainda mais marque a opção add arp for leases.
E na interface mude a opção do arp pra replay-only onde normal está enable.
Com isso nenhum ip fixo vai funcionar.
Puts, troquei o que ia responder pelo que tinha acabado de ler, kkkk. Estava com a mente ocupada na hora... Achei que tinha lido sobre o Add ARP for Leases e reply-only, mas não do static-only, porém foi justamente o contrário.
Sem o Add ARP for Leases e reply-only, qualquer um poderia fixar um IP estático e funcionaria, mesmo com leases estáticos e o static-only. Isso que eu queria ter dito.
Kkk eu também respondo correndo do celular, por isso nunca lembro as palavras exatas e acabei deixando a resposta pela metade.
Eu liberaria o pool no primeiro dia aí fixaria todos os macs, depois desativaria.
Citação:
eduardomazolini
Eu liberaria o pool no primeiro dia aí fixaria todos os macs, depois desativaria.
Mas ai sempre que incluir um computador vou ter que habilitar o pool ?
Citação:
Brunocs321
Mas ai sempre que incluir um computador vou ter que habilitar o pool ?
não, dai em diante você já vai cadastrando. Isso que ele sugeriu é para atualizar o que já está instalado.