Dicas sobre como montar planos de internet
ola amigos, tô tenho um provedor no interior do estado do Pará, para atender alguns povoados e fazendas, aqui ninguém pergunta quantos megas colocarei na casa da pessoa, ela simplesmente quer internet. tenho 300 clientes e apenas 70 megas dedicados pra atender esse pessoal, se fosse vocês qual plano colocaria para estes clientes fluírem da melhor forma possível com esses 70 megas?
Re: Dicas sobre como montar planos de internet
Nessa situação, eu faria um PCQ distribuindo esses 70Mbps igualmente entre os clientes. Você pode deixar o pcq-rate em 0, assim o limite de banda dos clientes aumenta, se tiver sobrando, de forma que ficará sempre fluido, limitado à capacidade do link, para não gargalar, e ainda o utilizará totalmente em prol da experiência de uso dos clientes.
O bom é que o PCQ é todo dinâmico, então pode ir colocando clientes que ele adapta tudo automaticamente.
Se não quiser esse aumento automático na banda dos clientes, pode especificar o máximo para cada um no pcq-rate. Nesse caso, uns 2Mbps deve suprir.
Veja aqui sobre isso: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queues_-_PCQ
Vai depender muito do perfil dos seus clientes, que tipo de serviços eles usam/usariam mais, com posse dessas informações você consegue definir os planos de seus clientes, mais acredito que com plano de 512k e 1mega, da conta de atender o povo
Citação:
Postado originalmente por
alextaws
Vai depender muito do perfil dos seus clientes, que tipo de serviços eles usam/usariam mais, com posse dessas informações você consegue definir os planos de seus clientes, mais acredito que com plano de 512k e 1mega, da conta de atender o povo
512k e 1 mega nos tempos de hoje, sera mesma que da conta ?
vamos supor que todos estejam em suas casas no final do dia e todos eles usem youtube, Netflix, ETC como ficaria essa navegação ?
abraço.
Como disse anteriormente, os planos vai depender do perfil dos seus clientes, se todos forem usar youtube ao mesmo tempo, lento vai ficar, a capacidade de clientes a ser atendido, seria tipo entre 150 a 250.
Conta dar, você vai achar que e até loucura minha, mais você vai ganhar mais dinheiro vendendo planos altos e com valores acessíveis do que vendendo planos baixo com valores altos
Citação:
Postado originalmente por
alextaws
Como disse anteriormente, os planos vai depender do perfil dos seus clientes, se todos forem usar youtube ao mesmo tempo, lento vai ficar, a capacidade de clientes a ser atendido, seria tipo entre 150 a 250.
Conta dar, você vai achar que e até loucura minha, mais você vai ganhar mais dinheiro vendendo planos altos e com valores acessíveis do que vendendo planos baixo com valores altos
Penso exatamente assim.