Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE
Olá galera!
Gostaria da ajuda de vocês com uma dificuldade que estou passando aqui.
Tenho BGP rodando em uma CCR 1036 que também é meu concentrador PPPOE.
Tive de desabilitar todas as regras QOS que tinha pra deixar o mais livre possível, pois estava com problemas de alto consumo de processamento e memória. As vezes a caixa até reiniciava...
De qualquer forma, está funcionando.
Tenho um bloco /22 passando nesse BGP. Na CCR está rodando tranquilo até o momento, mas agora preciso colocar mais link e não quero correr risco com ela.
Adquirimos recentemente uma EdgeRouter PRO. Já configuramos o BGP para nosso link atual. Realmente funciona melhor que o Mikrotik, no sentido de adquirir rotas e tudo. Mas agora surgiu um problema.
Meu bloco de IP /22 fica restrito a EdgeRouter. Quando conectado diretamente a ele, meu reverso funciona blz. Mas quando coloco a CCR como cliente da Edge, não repassa os IPs reais para os clientes PPPOE da mesma.
Único IP que passa é o que coloco na CCR.
Pergunto pro pessoal que tem um cenário parecido: Como faço para que o bloco /22 seja recebido e gerenciado pela CCR sendo que o BGP fica sendo gerenciado pela Edge? É possível?
Grato a atençao de todos!
Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE
Coloca uma rota estática para o bloco /22 com o gateway da CCR
Tira todo Nat da Edge.
Coloca um /30 entra a Edge e a ccr. Já do seu bloco público.
Coloca Nat dá CCR só para quem não usa IP público
Não se faz NAT e CGNAT em roteador de borda.
Supondo que seu bloco /22 é 192.168.16.0/22 e o ip da sua CCR 192.168.0.2, em routing na sua EDGE você cria uma rota com bloco 192.168.16.0/22 apontando para gateway 192.168.0.2/30 da sua CCR.
A unica coisa que eu gostaria imensamente de tirar de toda a minha rede são as CCR's.
Assim se você usa ou pretende usar somente a CCR como concentrador tudo bem, até acho melhor tirar o OSPF, e ter apenas uma rota estática lá, porém se você quiser usar algum IP bloco em qualquer outro ativo de é rede que não "passa" pela CCR, vão precisar de mais roteamento estático, minha filosofia para isso é o seguinte: até umas 10 ou 15 rotas estáticas, tudo bem, sem pânico, passou disso, aperta o botão de pânico.
Minhas considerações, você pelo modo como o autor do tópico descreveu e se expressou, ele não sabe do que está falando, peço que não me leve mal, mas sua estrutura já não é tão simples assim, e disse que não repassa é uma analogia bem errada... Ninguém repassa nada, as única coisa que deveria acontecer é a CCR "ANUNCIAR" pelo OSPF os IPS que estão "alcançáveis" por ela, só isso, não é a Edge que deve fazer isso.
Minha sugestão é que tenha o OSPF configurado de forma correta, porque certamente não vai ter problemas, e quando digo de forma correta, quero dizer, o mais simples possível!