Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi
Olá, pessoal, sou aqui de SC, técnico a 16 anos e estou com um problema numa cliente.
Ela aluga kitnet e a parte vende acesso à internet para os moradores.
Cada kitnet tem um cabo de rede onde o morador liga seu roteador.
O problema é que tem morador que paga a internet e passa a senha do "seu wifi" para o outro
No momento estou com uma RB750 só com PCQ para dividir o link de 60mb igualmente
Pensei em fazer hotspot porém se ele colocar o cabo na WAN do roteador acaba dando no mesmo, ele coloca um unico ticket e libera o wifi pra todos
Se eu configurar para AP os roteadores eles podem resetar e reconfigurar colocando na WAN novamente
O que posso fazer?
Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi
Vc fez a rede pra ela? A dona dos kitnets? Se sim, ela que se vire! E pelo menos faça o controle por pppoe nessa rb750, cada roteador com plano de pelo menos 5 megas cada! E se algum cliente (roteador) passar a senha, é problema dele!
Não fui eu que fiz a rede, já estava feita por outra empresa porém depois de muitos problemas com queda de sinal ela me chamou e reconfigurei a RB, não fiz ppoe porque como esta minha cliente é em outra cidade fica complicado ir lá configurar toda vez que entra um inquilino.
Vou fazer via voucher com hotspot e os roteadores em AP, aí cada apartamento vai ter direito a 2 tickets
Hoje cada morador tem o seu roteador, quero passar pra ela instalar 1 ou 2 unifi em cada andar e distribuir via wifi+hotspot
Citação:
Postado originalmente por
romero
Pois é, a senhorinha lá cobra R$ 20,00 pra terem acesso a internet, 5 pessoas pagam esses 20 reais e ela paga um link de 60mb da NET.
Já falei pra ela tirar porque também não é certo o que ela faz, revender sem ter licença.
Que cada um se vire contratando sua internet
Este seria o caminho certo... Eu pensava que ela tinha montado um provedor para o condomínio e ela fosse a sindica ou dona de tudo... Pois foi comentado que passa cabo em todos os apartamentos...
Mas se ela também está compartilhando fica ruim,,,,né?
É só falta de vontade! De ir lá falar com ela, e planejar a rede! E deixa esse blá, blá blá de lado, de licença, scm..... se quase tudo nesse país se da um jeitinho!
Coloca um cabo em cada apartamento e um roteador, autenticando pppoe e pronto. E os roteadores sendo todos dela! Simples e fácil...! Acabou a complicação!
Tem roteadores muito baratos, e com boa eficiência! Eu aqui uso multilaser, aquele de duas portas, uma antena! Que custa 40 a 50 reais, novo!
Citação:
Postado originalmente por
muttley
É só falta de vontade! De ir lá falar com ela, e planejar a rede! E deixa esse blá, blá blá de lado, de licença, scm..... se quase tudo nesse país se da um jeitinho!
Coloca um cabo em cada apartamento e um roteador, autenticando pppoe e pronto. E os roteadores sendo todos dela! Simples e fácil...! Acabou a complicação!
Tem roteadores muito baratos, e com boa eficiência! Eu aqui uso multilaser, aquele de duas portas, uma antena! Que custa 40 a 50 reais, novo!
O problema do amigo não é o roteador ser da proprietária ou não. O problema é um não pagar e utilizar a senha o outro.
Já passei por situação igual em um cliente.
Não tem o que fazer... Vc vai se matar de mexer em configuração, ouvir reclamação, e os inquilinos vão dar um jeitinho de burlar.
O caso aqui foi resolvido, já incluindo no valor do aluguel a internet.
Se o inquilino não usa a internet, paga igual. Incluso no aluguel.
Aqui sempre faço o trabalho de divulgar as desvantagens de se compartilhar senha do wi-fi e a primeira coisa que falamos é: sua conexão tem um IP que te identificar na Internet e esse IP está no seu CPF, legalmente você que responde por crimes na Internet e se alguma pessoa fora do seu ambiente estiver usando sua conexão, você que responderá por tudo que passa por ela. Depois falo na questão de problema de lentidão, que vc passando a senha pra outras pessoas, não tem como controlar o que essa pessoa está fazendo no seu IP, pode estar fazendo muitos downloads ao mesmo tempo... E terceiro, falo que dependendo da distancia e sinal que chega pros dispositivos conectados, o roteador abaixa a velocidade pra manter o dispositivo com sinal fraco conectado sem cair e por consequência abaixa a velocidade pra todo mundo. Aqui funciona bem e não to mentindo em nada aí.
Bom dia!
uma sugestão e limitar a quantidade de ip que cada roteador vai liberar.
assim você limita a quantidade de usuário por ip.
Você quer dizer diminuir a quantidade de IPs que o DHCP irá distribuir? Isso não resolve, o que resolve é diminuir a máscara de rede.