Re: Criar provedor via rádio
Basestation é antena setorial, Rocket é o rádio. Você precisa do conjunto Antena + Radio pra formar um AP...
Então eu teria que usar um rocket por basestation? Tem alguma sugestão de antena mais barata pelo baixo número de usuários que vou atender?
Procura por litebeam 5ac 120.
Painel ALL in one da ubiquiti. Funciona com ac e m5
De início seria a melhor saída mesmo . Litebeam 120ac .
Se a ideia é ofertar a maioria dos planos a 10mb , certo seria montar a rede toda em AC mesmo . Nano ac sai o mesmo preço ou menos que o M5 .
Porém 30mb de link me desculpe , mais vai atender uns 5 a 8 clientes . E olhe lá .
Dedicado e caro por um motivo . Qualidade .
amigo, porque nao vai de pacpon, talvez saia mais barato q radio, e podera vender muito mais banda, e ativacao do cliente pode usar roteador intelbras custa de 59 a 69 pila, muitos nao gostao desse tipo de rede, mais particularmente to gostando muito, uso utp, metro china, pacpon e radio, na questao de usar uma antena para varios clientes, eu uso aki tem antena com 5 clientes somente a antena e um switch, de 2 a 5 mgs, nao tive problema nao tenho uns 5 lugares assim,
Citação:
Postado originalmente por
NTTURBONET
amigo, porque nao vai de pacpon, talvez saia mais barato q radio, e podera vender muito mais banda, e ativacao do cliente pode usar roteador intelbras custa de 59 a 69 pila, muitos nao gostao desse tipo de rede, mais particularmente to gostando muito, uso utp, metro china, pacpon e radio, na questao de usar uma antena para varios clientes, eu uso aki tem antena com 5 clientes somente a antena e um switch, de 2 a 5 mgs, nao tive problema nao tenho uns 5 lugares assim,
Bom dia amigão, faz tempo q vc usa rede metro, estou pensando em iniciar com rede metro mas nem sei por onde começar tem como me dá uma Luz?
4 Anexo(s)
Bom dia a Todos.
Então amigo.
1) Estou pensando em começar um provedor via rádio para atender meu bairro.
a) Na atual situação do Brasil e do Mercado de Provedor, vc têm que tirar a palavra "Pensar" por Planejar.
Pois os usuários de Internet estão muito exigenteS, seja classe A B ou C.
Planos muito baixo é só dor de cabeça, os clientes nem se quer navega, só quer medir a velocidade da Internet e ligar reclamando.
Fora que todos eles semprem compartilham a Internet com os vizinhos.
b) Vc têm que fazer uma pesquisa de mercado, sair de porta em porta para saber a real necessidade do cliente, hoje não adiantar mais vc achar que vai ter cliente, vc têm que sair realmente da poltrona para saber se é realmente isso que o cliente quer.
Verificar os concorrentes, pontos fortes e fraco, e qual vai ser seu diferencial em relação a eles.
2) Preciso de uma orientação quanto ao equipamento.
a) SETORIAIS: Mikrotik Mantbox Rb 921gs-5hpacd-15s L4 (Rádio já vem integrado)
Obs. Esse equipamento bem configurado com protocolo proprietário( Nv2). Você consegue passar até 20 megas.
b) Para os Rádios Cliente: Mikrotik- Routerboard Rbsxt- Sq5nd L3 (lite 5) ou Mikrotik Routerboard Sxt Lite 5ndr2 Rb Sxt Lite5 - 16dbi. Com protocolo Nv2 habilitado tb, com MCS 11.
c) Roteador no Cliente: Roteador Wireless TL-WR849N 300Mpbs, 4 Portas, 2 Antenas 5dBi - TP-Link
d) Não esqueça de fazer todo desenho de sua rede bem como o Projeto.
Anexo 68635
Dependendo do Orçamento do via rádio entre direto em FTTH, iniciando com epon.
Anexo 68633Anexo 68634
Essas são só explanações básicas, pois existem muito mais variáveis envolvida EM UM PROJETO DE PROVEDOR DE INTERNET.
CONSELHO: PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE....
IMPORTANTE!!!!!
SE FOR PENSANDO EM ECONOMIZAR EM TUDO, E FIZER UMA SALADA DE RÁDIO BARATO EM SUA REDE, ESQUEÇA.
HOJE A REALIDADE É OUTRO EM RELAÇÃO AOS ANTIGOS PROVEDORES VIA RÁDIO, OS CLIENTES NÃO ESTÃO PERDOANDO MAIS NADA.
Atenciosamente,
Paulo Ronaldo.
Técnico Em Telecomunicações
CREA-GO Nº 1012015505TD-GO
(62) 9.9651-2882
Citação:
Postado originalmente por
sacnetcom
Bom dia amigão, faz tempo q vc usa rede metro, estou pensando em iniciar com rede metro mas nem sei por onde começar tem como me dá uma Luz?
ola ,,, entao prefiro pacpon pelo fato da energia, e na questao q o valor e pratricamente o mesmo, mais a rede metro e simples eh conversor de midia---> placa metro ---->>>metro ---->>> assim por diante porem pro link passar precisa de energia em lugares q tem poucos cliente uso bateria e o contra da rede metro em meu ver eh fazer esquina,, por isso prefiro o pac pois fica passivo e se o cliente desliga a rede continua pois eh olt ---->>splitter onu pacpom ----->>>
Boa noite pessoal!
Como o amigo recomendou acima dei uma pesquisada na rede cabeada com o pacpon e achei um pouco mais interessante pelo custo de instalação do cliente ser menor, ainda tenho que estudar essa possibilidade afinal tenho que decidir sobre os equipamentos e ainda tenho que conseguir passar o cabo pelos postes (vou na responsável pela energia aqui da minha cidade para saber qual a documentação necessária,
Enfim, agradeço a todos pela ajuda e pelas dicas, muito obrigado!!!
Abraços a todos!