Suspensão de internet - Anatel diz 15 dias posso suspender antes?
Olá pessoal!
Navegando pelo site da Anatel percebi que a suspensão poderá ocorrer somente após 15 dias.
Site: http://www.anatel.gov.br/consumidor/...a-de-pagamento
Percebi que meu contrato, consta apenas 5 dias e os meus clientes assinam, estou me expondo a um processo por parte de algum cliente ou quando o cliente assina ele aceita as normas do meu provedor e estou de certa forma legal "protegido" pela assinatura do cliente?!
Re: Suspensão de internet - Anatel diz 15 dias posso suspender antes?
Na verdade, 15 dias você pode reduzir a velocidade.
Após 30 dias da suspensão parcial, pode cortar.
Mas tudo isso só se aplica a provedores com mais de 5000 clientes. Abaixo disso, não há regulamentação, pelo menos da última vez que verifiquei.
Citação:
Postado originalmente por
wagnerfilho
Olá pessoal!
Navegando pelo site da Anatel percebi que a suspensão poderá ocorrer somente após 15 dias.
Site:
http://www.anatel.gov.br/consumidor/...a-de-pagamento
Percebi que meu contrato, consta apenas 5 dias e os meus clientes assinam, estou me expondo a um
processo por parte de algum cliente ou quando o cliente
assina ele aceita as normas do meu provedor e estou de certa forma legal "protegido" pela assinatura do cliente?!
Passível de Procon, processo, etc. Qualquer cláusula contratual fora da regulamentação é considerada nula de ofício em caso de processo.
Aviso de cobrança 48hrs após o vencimento (devido as regras de compensação bancária FEBRABAN)
Redução de velocidade após 15 dias
Suspensão do serviço após 30 dias.
Qualquer coisa fora disso é fora de normas.
A solução para esse problema é simples: Venda de plano pré pago. Eu estou projetando mudanças.
Pré pago acabou o ciclo, não tem crédito... Tchau internet
Trabalha no sistema pré-pago. Assim você não terá este problema. O cliente paga para usar.
Meu contrato é tipo pré-pago, após o vencimento é cobrado juros e multa o que pode não caracterizar que seja pré-pago. Indo ao PROCON corre o risco de ganhar, na justiça cível também e pode gerar uma série de complicações.
Todo boleto são rastreáveis, acho que o provedor recebendo em dinheiro do cliente terá a prorrogação da assinatura por mais 30 dias e em instantes a RFB já tem conhecimento.
Eu recebo em forma de carnê, vigente para todo o ano fiscal emitida pelo banco; acho que isso caracteriza como uma espécie de carteira de clientes junto a órgãos competentes e por seres prestadoras de serviços é como se fosse o patrimônio.
Citação:
Nilton Nakao
Meu contrato é tipo pré-pago, após o vencimento é cobrado juros e multa o que pode não caracterizar que seja pré-pago. Indo ao PROCON corre o risco de ganhar, na justiça cível também e pode gerar uma série de complicações.
Todo boleto são rastreáveis, acho que o provedor recebendo em dinheiro do cliente terá a prorrogação da assinatura por mais 30 dias e em instantes a RFB já tem conhecimento.
Eu recebo em forma de carnê, vigente para todo o ano fiscal emitida pelo banco; acho que isso caracteriza como uma espécie de carteira de clientes junto a órgãos competentes e por seres prestadoras de serviços é como se fosse o patrimônio.
Exato. Cobrança de juros, emissão de carnê, boletos gerados para o ano todo descaracterizam a modalidade pré pago.
O artigo 105 da resolução que fala desses prazos de redução, bloqueio e cancelamento, que é a resolução 632, retira a aplicabilidade de praticamente tudo, inclusive essa questão assunto do tópico, a prestadoras com até 5000 assinantes:
Citação:
Art. 105. É aplicável às Prestadoras de Pequeno Porte que possuam número inferior a 5.000 (cinco mil) acessos em serviço ou, em se tratando do STFC prestado nas modalidades de longa distância, até 5.000 (cinco mil) documentos de cobrança emitidos por mês, apenas o disposto no Título II, Capítulo I, e no Título III, Capítulo I, deste Regulamento, sem prejuízo das obrigações constantes da Lei nº 8.078/1990, da Lei nº 9.742/1997 e da Lei nº 12.485/2011.
Quanto a pré-pago, que estão falando, acho furada. Cliente vai embora sem nem avisar, só deixa de pagar. Aí você não pode nem confiar nas projeções de faturamento para tomar alguma decisão.
Então, provedores abaixo de 5000 clientes podem bloquear internet a qualquer momento que eles acharem melhor?
Citação:
wagnerfilho
Então, provedores abaixo de 5000 clientes podem bloquear internet a qualquer momento que eles acharem melhor?
Desde que esteja no contrato, sim.