Servidor de Logs conexões PPPoE
Boa tarde,
Estamos precisando de um servidor de log que armazene os logs dos sites acessados por clientes autenticados via PPPoE.
Basicamente preciso deste cenário: "um cliente autenticado pelo PPPoE peterson.teste acessou o sites Uol/Globo/Terra/IG etc preciso armazenar estes logs.
Aguardo o retorno
Re: Servidor de Logs conexões PPPoE
Isto é importante. Também estou curioso de como o pessoal está fazendo.
Citação:
Postado originalmente por
petersonreimberg
Boa tarde,
Estamos precisando de um servidor de log que armazene os logs dos sites acessados por clientes autenticados via PPPoE.
Basicamente preciso deste cenário: "um cliente autenticado pelo PPPoE peterson.teste acessou o sites Uol/Globo/Terra/IG etc preciso armazenar estes logs.
Aguardo o retorno
Tempo atrás precisei de uma solução dessas vieram com várias opções mas nenhuma que se encontrasse exatamente disso pois não vejo a necessidade de ficar pagando uma mensalidade por um software e fica rodando fui criticado e tudo acho injusto e por fim Acabamos desenvolvendo uma solução própria com o CentOs. Quem tiver interesse é só retornar no PV
Citação:
Postado originalmente por
petersonreimberg
Boa tarde,
Aguardo o retorno
Se você é provedor, esse tipo de log é proibido.
vamos olhar de uma outra forma:
- se o teu usuário tem um IP real (não há NAT) então não é necessário guardar o log, isto é problema do destino. Você só tem que saber o IP, horário de inicio e horário final que foi atribuído o ip (ou faixa de ips) e para qual usuário
- se vc utiliza NAT (ainda acontece), então vc tem que saber conexões abertas, ip de origem e ip final e para quem estava associado o IP na rede local.
O prazo que isto deve ser guardado é de anos. Não sei a data exata.
O que foi acessado é proibido,
Na minha opinião, se livre o mais rápido possível dos NATs ou assuma a responsabilidade caso aconteça algo.
O que foi acessado não é proibido, saber (ou interceptar) o que foi acessado é o que é proibido!
O período estipulado não é de anos, e sim 1 (um) ano para provedores de acesso.
Não se precisa de servidor de logs se estiver usando cgnat!
como funciona o cgnat?
pergunto a nivel de uma policia federal perguntando sobre os acessos. o que eles vão perguntar?
e como deve ser respondido?
Eles devem te informar o IP, porta de origem e horário normalizado pelos ntp (de preferencia do ntp.br).
Com isso você encontra facilmente o usuário através das regras de CGNAT e o log de autenticações do seu radius.
Ah, só um comentário, IP é real, não importa se é público ou privado.
Boa essa do IP real Nobre colega! Me levou a pensar no que seria um IP "não real"...