Bullet2 Ubiquiti Não Exibe Rede Desejada
Olá a todos. Sou novato aqui no fórum para postagens, mas sempre uso visualizando outros tópicos e buscando soluções. Dessa vez não consegui!
Enfim... Tenho um Bullet2 (AirOS Ubiquiti) que ja uso faz alguns anos e agora ele apresenta um comportamento estranho. Uso ele no modo Station para receber um sinal Wi-Fi e transmitir por cabo LAN. Faz uns 40 dias que o Bullet2 não exibe a rede que eu quero me conectar, mas quando vou com um celular na rua, o sinal aparece no celular. De modo simples: Uso a rede disponivel com o celular, mas quando abro a pagina de configuração do Bullet2 > Link Setup > Site Survey, ele não exibe essa bendita rede, mostra varias redes menos essa que eu quero me conectar. Ja resetei o modem de origem (Mitrastar), ja resetei o Bullet2, atualizei firware do Bullet2, do modem roteador, troquei banda, canal, ja fiz tudo o que eu imaginava e nada. O sinal é proximo, pouco mais de 20 metros entre o roteador e o Bullet2. O estranho é que sempre funcionou, de repente o sinal sumiu e não é exibido no Bullet2 de jeito nenhum... Alguem pode me dar uma luz?:hmmmm:
Re: Bullet2 Ubiquiti Não Exibe Rede Desejada
Citação:
Postado originalmente por
DouglasBukovitz
Olá a todos. Sou novato aqui no fórum para postagens, mas sempre uso visualizando outros tópicos e buscando soluções. Dessa vez não consegui!
Enfim... Tenho um Bullet2 (AirOS Ubiquiti) que ja uso faz alguns anos e agora ele apresenta um comportamento estranho. Uso ele no modo Station para receber um sinal Wi-Fi e transmitir por cabo LAN. Faz uns 40 dias que o Bullet2 não exibe a rede que eu quero me conectar, mas quando vou com um celular na rua, o sinal aparece no celular. De modo simples: Uso a rede disponivel com o celular, mas quando abro a pagina de configuração do Bullet2 > Link Setup > Site Survey, ele não exibe essa bendita rede, mostra varias redes menos essa que eu quero me conectar. Ja resetei o modem de origem (Mitrastar), ja resetei o Bullet2, atualizei firware do Bullet2, do modem roteador, troquei banda, canal, ja fiz tudo o que eu imaginava e nada. O sinal é proximo, pouco mais de 20 metros entre o roteador e o Bullet2. O estranho é que sempre funcionou, de repente o sinal sumiu e não é exibido no Bullet2 de jeito nenhum... Alguem pode me dar uma luz?:hmmmm:
País errado nas configs do wireless dos rádios. Largura do canal incompatível. Canal do AP em range errada. Alinhamento de antenas. Obstáculos. Cabos/conectores com problema.
Muitas possibilidades...
Citação:
sphreak
País errado nas configs do wireless dos rádios. Largura do canal incompatível. Canal do AP em range errada. Alinhamento de antenas. Obstáculos. Cabos/conectores com problema.
Muitas possibilidades...
Na real, não alterei nenhuma configuração das citadas acima... simplesmente o sinal desapareceu da lista, mas ainda é exibido por um aparelho de recepção inferior como o smatphone. Depois de notar que o sinal não era mais exibido, aí sim tentei trocar as configurações de país e todas as outras e da mesma forma todos os outros SSID alvos aparecem menos o que eu preciso. Como disse anteriormente, ja pesquisei sobre todas essas possibilidades e ja tentei todas as opções de configuração disponiveis tanto no Bullet2 como no roteador Mitrastar. O Estranho é que ele exibe todos os outros SSID no Site Survey menos o que eu quero usar, e por isso descartei a opção de defeito no hardware.
Esse "mitrastar" (Que diabo é essa marca?) tá fixo em modo G, canal de 20MHz, num canal de 1 a 11, e com wpa-tkip ou wpa2-aes?
Roteador em modo auto pode passar um tempo selecionando um modo mais antigo, aí um dia que recebe tentativa de conexão de smartphone mais novo muda pra talvez modo N ou algo assim (E wap/wpa2 auto idem, as vezes tem aparelhos birutas que fazem requisção em wpa2-tkip (Que dá na mesma que wpa), não é normal esconder uma rede com encriptação desconhecida mas tem firmware que limita).
Desaparecer "do nada" é mais um moto pra reset e reconfiguração (Nada de deixar as coisas do default, isso é pra dona de casa que não sabe otimizar nada), qualquer coisa troca até o SSID (Tamanho), só o que não dá pra fazer é deixar tudo como estava só porque antes conectava, o jeito de isolar o problema não é deixando tudo como estava e sim ir testar as opções.
Citação:
rubem
Esse "mitrastar" (Que diabo é essa marca?) tá fixo em modo G, canal de 20MHz, num canal de 1 a 11, e com wpa-tkip ou wpa2-aes?
Roteador em modo auto pode passar um tempo selecionando um modo mais antigo, aí um dia que recebe tentativa de conexão de smartphone mais novo muda pra talvez modo N ou algo assim (E wap/wpa2 auto idem, as vezes tem aparelhos birutas que fazem requisção em wpa2-tkip (Que dá na mesma que wpa), não é normal esconder uma rede com encriptação desconhecida mas tem firmware que limita).
Desaparecer "do nada" é mais um moto pra reset e reconfiguração (Nada de deixar as coisas do default, isso é pra dona de casa que não sabe otimizar nada), qualquer coisa troca até o SSID (Tamanho), só o que não dá pra fazer é deixar tudo como estava só porque antes conectava, o jeito de isolar o problema não é deixando tudo como estava e sim ir testar as opções.
Obrigado pelo "Chacoalhão"!!!! caro "rubem" a sujestão de 'alterar o SSID' foi o limiar da resolução.
Alterei o SSID do mitrastar para apenas 8 caracteres, e continuou não sendo exibido no Site Survey do Bullet2, então fiz o "Downgrade" do Bullet2 para a versão que eu usava antes de atualizar por causa do problema e voltou a exibir como antes, mas na hora de conectar, assinalava Signal -60 ~ Noise -48 ~ CCQ 7% em B/G mistro... Troquei para apenas B e ficou bom Signal -60 ~ Noise -95 ~ CCQ 80>90%...Maravilhoso como antes!!! Não é minha especialidade lidar com redes, mas também não sou 100% leigo no assunto então a dica foi util! Obrigado!
PS: Mitrastar é um roteador usado na minha cidade pela Vivo e tem verso~es para trabalhar com fibra e outras com DSL, esse em questão é DSL modo B/G/N auto de 1/12 canais e wpa-tkip/aes auto totalmente "capado" (Só permite alterar o SSID e a Senha), uso o Bullet2 como um extensor que recebe o sinal do Mitrastar e repassa via cabo para outro roteador TP-Link. Minha internet é de 25 mega direto no Mitrastar e usando o TP-Link com o Bullet2 nessa configuração ta batendo 21 mega, considero aceitavel essa perda. Fiz o que pude para melhorar a conexão, isolei o canal (todos os sinais detectados pelo Bullet 2 são 1,2,3,6,7,8,10,11... então troquei o do Mitrastar para 4) e uso o modo B, porque no G o CCQ e o Noise baixa muito e a velocidade quase Zera.
Valeu a ajuda!