Boa noite mestres.
Tenho um Link Dedicado de uma operadora com 1 ip valido.
Recebir um /30 "roteado" de minha operadora.
como passo esse ip "roteado" via PPPoE para um cliente???
Por favor me ajudem!!!
Versão Imprimível
Boa noite mestres.
Tenho um Link Dedicado de uma operadora com 1 ip valido.
Recebir um /30 "roteado" de minha operadora.
como passo esse ip "roteado" via PPPoE para um cliente???
Por favor me ajudem!!!
Se você recebeu esse /30 não conseguir passar para frente, pois esse é o seu de navegação, se quiser passar ip para frente vai ter que receber um /29
esse /30 é já roteado de uma /29
segundo o técnico da operadora tenho mais que 1 ip, ele disse que posso jogar no PPoE que funciona.
Você poderia me ajudar??
Como passo esse ip para um cliente via ppoe??
acho que as informações ai não batem!
se fosse roteado esse /30 pra vc poderia usar os 4 ips no pppoe de seus clientes
Certo, confirme se estou errado:
Voce recebe um /30 da operadora, cujo qual é utilizado para comunicação, e mais um /30 para sua utilização interna, correto?
Caso sim, voce pode entregar esses ips sem maiores problemas para seus clientes, claro que só vai conseguir atender 4 clientes com esses IP's sem a necessidade de NAT.
Imagino eu que voce não receba o link na mesma caixa onde faz PPPOE, nesse caso terá a necessidade de fazer roteamento para levar esse IP até o Servidor PPPOE (pode ser feito via rota estatica, ou OSPF por exemplo).
Se os endereços do /30 ja estão sendo roteados para o endereço de algum roteador seu, que pertence ao /29, realmente, basta você usar esses IPs nos clientes PPPoE que vai funcionar. Pois é justamente para isso que um roteador (routerboard é um roteador) serve, rotear trafego entre redes. Só não vai funcionar se você tem regras no seu firewall que possam estar bloqueando esse tráfego.
Se os endereços /30 NÃO estão sendo roteados para nenhum roteador seu, porém você os tem na operadora reservados para você, então esse bloco /30 está sendo roteador num roteador DA OPERADORA, a qual entregará na interface onde VOCÊ está conectado com ela, e basicamente utilizará o ARP normalmente para identificar a existência do endereço na sua rede. Porém, neste caso, para que você não precise utilizar endereços desse /30 no seu roteador e queira passar direto para o seu cliente PPPoE, você precisa fazer um proxy-arp. Você poderia setar a interface onde está conectado com a operadora para proxy-arp, mas eu considero isso meio que "uma bagunça", visto que todo broadcast do ARP é trocado com aquela interface.
Preferivelmente, na minha opinião, neste caso é melhor você criar entradas estáticas no ARP, para os 4 endereços desse bloco /30 (deixando o MAC em branco mesmo) na interface de conexão com a operadora, E com a opção "published" marcada. Isso vai fazer com que a routerboard responda possuir aquele endereço de IP, sempre que for solicitado por ARP, anunciando o endereço de MAC para a operadora sendo o da interface que está conectado com ela, para que a comunicação seja possível. Porém, na realidade, o endereço vai estar sendo usado em outro dispositivo (no roteador de um cliente), em uma interface diferente da routerboard, e como é um endereço sendo usado pelo proxy-arp, a routerboard vai direcionar o tráfego para o dispositívo dentro da rede que ela reconheceu (também pelo ARP) possuir aquele endereço.
Depois de todas essa explicação, basta você saber que é só ir em IP->ARP, clicar no +, digitar o IP e escolher a interface do link e marcar a opção "Published". Pronto, ja pode usar os endereços nos roteadores dos clientes.