1 Anexo(s)
Problema com faixas diferentes de ip no MK.
Bom dia !
Estou com o seguinte problema: coloquei uma RB750GR3 em minha rede, só que não consigo acesso para faixas de ip diferente. O roteador gateway (192.168.1.5) não tem acesso para redes 2.x ou 3.x do MK. Se coloco rede 1.x no MK, o acesso é normal.
Acho o MK fantástico pelo que ele pode fazer, mas como sou novato, surgiu esta dificuldade para deixar a rede "transparente".
Os DVRs conseguem acessar a internet, mas não dá acesso pela intranet. O roteador da rede 3.x dá acesso a internet pelo wifi/cabo, mas não consigo acessar ele remotamente pelo roteador gateway.
Alguém teria uma dica ?
Segue a imagem para ilustrar a rede.
Anexo 68911
Re: Problema com faixas diferentes de ip no MK.
O problema é a mascara, né ? Vou ter que mudar toda a rede que está no MK....
O roteador Gateway não conhece as redes 2.x e 3.x. Somente o mikrotik que conhece essas redes. Você vai precisar setar as rotas no roteador Gateway utilizando a mk como meio de chegada nessas redes.
No roteador Gateway você precisa criar rotas estáticas dizendo que a rede 192.168.2.0/24 irá ter como gateway o ip da RB 192.168.1.120.
Repete para a rede 192.168.3.0/24 e se tudo saiu correto sem ter regras que possam bloquear esse tráfego na RB, o acesso deverá acontecer a partir da rede 192.168.1.0/24.
Até hoje não peguei nenhum caso em que a encriptação wireless afetasse as rotas.
Sobre o problema com a tabela desaparecer quando reinicia o Gateway, teria que testar e ver se é algo do firmware.
Recomendaria trocar o gateway por outra RB, assim teria um melhor gerenciamento e poderia até subir um OSPF e deixar as rotas dinâmicas.
Puts recomendo começar do básico sobre redes, o endereçamento IP está totalmente errado!