Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?
Tenho um senário que eu gostaria de botar uma sxt para começar a me adaptar com rádios mickotik
Tenho 2 provedores em 2 municípios e um provedor pequeno rural hj minha rede e 100% ubiquit mas o back bone quero mudar para mickotik mas antes queria fazer uns teste com sxt e 7.5 km será que consegue passar banda? preciso de pelo menos 50 megas
Re: Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?
Se tiver zona de fresnel totalmente limpa um par de SXT de 16dBi vai ter sinal lá por -71dBm, com canal de 40MHz até passa os 50Mbps, mas quando chover deve diminuir pra uns 40Mbps, e precisaria ter os 40MHz pra lá de limpo no espectro.
Calcula: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
22dBm no rádio, 4,68 milhas, qualquer opção com 16dBi de antena (O calculo é o mesmo pra qualquer coisa, o que importa é ganho de antena, potência de rádio, e frequência).
A zona de fresnel nessa distância é uns 3m, então com torre tá fácil ter ela limpa.
Mas é o sinal varia 2dBm com chuva que já complica o ptp, cliente não diminui tráfego quando tá chovendo lá longe, gera ping maior e pessoal reclama. Se já tem os SXT bota pra trabalhar, mas se vai comprar tem outras opções por preço ok, LHG vai passar o dobro disso com uma mão nas costas.
Re: Ptp sxt 7,5 km vale a pena ?
Citação:
Postado originalmente por
emilidani
Nã passa nao!!!!! o nivel de sinal para passar 40Mbps deve ser pelo menos de -54dBm e nessa distancia nao consegue.
Se utilizar duas parabolicas de 60cm com os SXT como iluminadores vai conseguir uns 60Mbps como maximo .
Durante anos tive link de 8Km com SXT iluminando parabolicas de 60cm.
Me fale mais sobre isso. Quem sabe eu possa trocar minhas PB300(que travam cada 3 dias) por sxt. Ptp com lhg 24 com uptime de 230 dias na mesma torre. Agora PB esta rebotando toda noite pra me livrar do encomodo