Compartilhamento no SAMBA
Caros colegas, temos um servidor samba como servidor para um software em clipper e estamos tendo desempenhos satisfatórios. Tentei de várias formas criar um compartilhamento para impedir que os usuários não apagassem o conteúdo do diretório que contém os arquivos do aplicativo em clipper mas não consegui, entrei em contato com o suporte conectiva e recebi a informação que não é possível criar este tipo de compartilhamento, sinceramente não acreditei nesta informação pois para quem já utilizou ou utiliza Windows NT/2000 com NTFS sabe que isto é bem simples de fazer. Não acredito que o Linux + SAMBA não ofereça um esquema de permissões que bloqueie os usuários de apagar os arquivos de um compartilhamento.
Pessoal o que querro fazer é algo bem simples, tenho um diretório chamado /sys e dentro do mesmo arquivos *.DBF,*.NTX, *.EXE e *.TXT. Querro compartilhar esta pasta para que os usuários possam criar, editar e executar os arquivos mas nunca deletar.
Espero que alguém tenha uma idéia.
Obrigado.
Eh ai cara!
Creio q nao seja possivel fazer isso. Segue a lógica: se o usuario tem permissao pra editar o arquivo entao ele tem permissao pra gravar, e se ele tem permissao pra gravar ele tem permissao pra deletar tbm.
Portanto se vc nao der permissao pra ele gravar, ele nao vai conseguir deletar mas o sistema tbm nao vai rodar, e se vc der permissao ele vai conseguir rodar o sistema porem tbm vai conseguir deletar os arquivos.
Se eu estiver errado alguem me corrija(exceto os erros de portugues, heheh)
Lucas
Dê uma olhada aqui
Compartilhamento Seguro
Marcos Amorim
[ Esta mensagem foi editada por: marcosmamorim em 16-01-2003 21:08 ]