Duvida na instalação de um Servidor de Correio
Fala ae galera,
Tenho um servidor Conectiva Linux 9 rodando Samba/Squid/Iptables e agora preciso instalar nesta mesma maquina um servidor de correio interno para uma rede com 30 estações. A minha duvida eh a seguinte: Para q eu possa ter um servidor de correio, eu preciso ter instalado um servidor DNS nesta maquina ??? O Sendmail seria o ideal para o q eu necessito ???
Se alguem puder me ajudar eu agradeço,
Obrigado
Nao precisa ter servidor DNS nao, agora, voce quer que servicos? smtp, pop3? webmail?
etc
eu queria apenas os serviços pop3 e smtp
para voce rodar um MTA, perfeitamente, voce prescisa de um DNS rodando e que tenha a entrada IN MX 10 servidor.de.email.
onde o 10 eh a prioridade no caso de voce ter + de 1 mail server, eh ai um dos lugares que voce "cadastra" os mails server do dominio.
se vc for rodar apenas o smtp, não é necessário entrada no DNS. mas para usar POP3, vc vai precisar de um registro de domínio e o DNS, isso se você for querer receber emails externos.
para a rede interna, o DNS ainda é necessário, para resolver o nome de entrega @qualquercoisa.com.br, mas o registro na Fapesp ainda não é necessário.
Se você está usando o Conectiva 9, use o Postfix mesmo, que é bom e fácil de configurar. Eu não usuaria o Sendmail no caso da sua rede local (para falar a verdade, eu não usuaria o Sendmail em lugar nenhum).